Esta é a história de um jovem capitão, recém-formado na Marinha e há pouco liderando um navio de grande porte. Ele estava todo orgulhoso de suas conquistas e do modo triunfante como chegou a ser capitão de um grande navio. Naquele momento, comandava uma frota em exercício num arquipélago distante do continente. Ao final do dia, já começava a escurecer e a visibilidade era muito baixa.
Um vigia veio então ao seu encontro e alertou sobre uma luz piscante á frente da embarcação. O capitão logo questionou se a luz estava em movimento ou se era constante. Se fosse em movimento, estaria em outro rumo, mas, se estivesse constante, significaria que estava vindo em sua direção.
O vigia confirmou que a luz estava parada e em rota de colisão. Querendo demonstrar sua autoridade, o comandante enviou uma mensagem:
- Vocês estão em rota de colisão. Mudem imediatamente o curso em 200.
A seguinte mensagem retornou:
- É melhor vocês mudarem o curso imediatamente.
O capitão ficou furioso com tal desacato. Será que o outro navio não sabia que ali estava o comandante? Mandou outra mensagem:
- Eu sou o capitão. Mudem o seu curso.
Uma nova resposta chegou:
- Eu sou marinheiro de segundo escalão, mas o senhor deve mudar o curso.
A mensagem soou como uma afronta á autoridade do capitão. Ele não se conteve e enviou nova mensagem:
- Somos a nau capitânia. Mude o se curso imediatamente. Isso é uma ordem.
Não tardou e chegou uma nova mensagem:
- Senhor, somos um farol.
Para refletir
A arrogância é um dos principais empecilhos para a boa liderança. A autoridade não vem da força, mas da sabedoria em conduzir as coisas sempre pelo melhor caminho. O melhor líder não é o mais forte, ou o mais poderoso, mas aquele que sabe encontrar a melhor solução para os problemas da equipe. Teimando em sua arrogância, o capitão quase bate o navio contra uma ilha. Isso acontece muitas vezes conosco. Antes de tomar uma decisão, é melhor ter a visão geral de tudo o que está envolvido.
Para discutir
-Como é o seu modo de liderar?
-Age com arrogância ou com humildade?
-É capaz de ver o panorama geral antes de tomar uma decisão?
-Ouve os seus subordinados ou outros membros da equipe?
-É capaz de dar atenção ao que as pessoas lhe dizem sobre os problemas que tenta resolver?
Retirado do Livro Parábolas de Liderança – Ed. Paulus
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