Nas estradas de grande movimento, vemos vários hotéis e pousadas, principalmente nas estradas que levam a grandes centros. Esta é a história de uma dessas pousadas, chamada “Pôr-do-sol”.
A pousada pertencia à família de seu Antonio há anos. Ele era muito eficiente, mantinha tudo organizado, os quartos eram muito limpos, a comida era boa, o atendimento era bom, e o preço, então, um dos melhores da região. Apesar de tudo isso, a pousada “Por-do-sol” vivia no vermelho. Quase não havia hóspedes. Como podia?
Seu Antonio resolveu pedir conselho há um amigo, um grande empresário. O amigo disse-lhe:
-Você precisa mudar o nome da pousada.
-Não posso. Esse foi o nome que meu avô deu a ela quando inaugurou, há muitos anos – respondeu Antonio.
- Faça o que eu digo. Mude o nome para pousada “Cinco Sinos” e na entrada coloque uma fileira com seis sinos.
Aquilo pareceu loucura, mas Antonio resolveu acatar o conselho, afinal, não tinha muito a perder, visto que os negócios estavam cada vez piores. Encomendou os sinos, construiu uma bonita entrada e lá escreveu com letra bem grande: “Pousada Cinco Sinos”.
Não demorou para algumas pessoas pararem para apontar o erro. Faziam questão de entrar na pousada e falar com o gerente para avisar sobre a grave falha no numero de sinos. Ao entrar na pousada, porém, ficavam encantados com o lugar, a limpeza, a atenção dos funcionários etc., e todos resolviam passar ali a noite. Alguns gostavam tanto que voltavam para passar férias. Outros recomendavam aos amigos. Em pouco tempo, seu Antonio voltou a ter lucros.
Para refletir
O sucesso depende de muitos fatores. Apesar de se fazer tudo da melhor maneira possível, pode ser que o resultado obtido não seja o esperado. Por vezes, pequenas mudanças geram uma enorme diferença. Quando essas mudanças são criativas e inovadoras, o êxito é praticamente certo. Não despreze nenhuma sugestão, mesmo que ela pareça absurda. Tente. Se não funcionar, volte ao normal. Outro elemento importante da parábola é que a rotina acaba por desgastar o que quer que seja. Pense em algo que chame a atenção, que faça as pessoas pararem e pensarem. Provoque reações e iniciativas.
Outro modo de ver a parábola é que todos gostam de apontar erros. Temos mais facilidade em criticar do que em elogiar. No trabalho em equipe isso fica ainda mais forte, por isso o líder deve saber como buscar o equilíbrio e a harmonia. Deve procurar aproveitar a situação para fazer com que todos cresçam, aprendendo com o erro.
Para discutir
-Como está indo o seu negócio/grupo/família?
-O que você pode fazer para torná-lo ainda mais eficiente?
-Quem poderia sugerir mudanças criativas?
-O que você pode fazer para desafiar as pessoas, provocar reações nelas, mas sem perder o controle da situação?
-Você é capaz de aprender com seus erros? E com os erros dos outros?
-Como você reage quando vê o erro de outra pessoa?
Retirado do Livro Parábolas de Liderança – Ed. Paulus
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