Uma amizade verdadeira constrói um ser humano

Nas primeiras páginas das Sagradas Escrituras, Deus olha a criação e, diante de tanta beleza, só uma coisa Ele vê e diz que não é boa: a solidão do homem. Quando o Senhor diz: “Não é bom que o homem esteja só...” (cf. Gn 2,18), para além da necessidade de uma companheira do sexo oposto, Ele vê que, para o homem, era necessária a convivência com outras pessoas. O homem é um ser que se relaciona e é criado para estar com os outros. É no envolvimento dos relacionamentos humanos que vamos nos conhecendo e nos dando a conhecer.

Nesses relacionamentos sempre somos presenteados com os verdadeiros amigos. Aqueles que, um dia, entraram em nossas vidas fizeram a diferença e nunca mais saíram, pois ajudaram a construir parte da nossa história de vida. Uma amizade verdadeira é capaz de construir um ser humano melhor, que não tem medo de dizer a verdade com amor, que não foge na hora da dor e que, acima de tudo, sabe partilhar as alegrias e conquistas da caminhada. Amizades que suportaram o passar dos anos e os grandes desafios de cada tempo. Eu mesmo posso testemunhar o sustento que a presença dos amigos representa na minha vida. Amigos que desde os inícios da Comunidade Canção Nova abraçaram os mesmos ideais e se comprometeram dia a dia com essa obra.

Muitos fizeram essa história e não me atrevo a dizer o nome de nenhum por receio de me esquecer de algum deles, o que seria uma grande injustiça, pois eu mesmo preciso reconhecer que sou hoje um homem melhor por causa desses meus amigos. Pessoas que se aproximaram, ficaram e nunca mais saíram da minha história pessoal e da história da Canção Nova. A novidade dessa canção se faz pela fidelidade de tantos amigos que, espalhados pelo mundo, aqui tão perto de nós ou um pouco mais distantes, são Canção Nova por meio de uma amizade bonita, que não nasceu de uma vontade meramente humana, mas de um querer primeiro de Deus.

“Chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai” (Jo 15,15). Chamar de amigo demonstra a confiança de partilhar vida e sonhos, dores e lutas, desejos e conquistas, enfim essa amizade é tão profunda que nos faz viver assim há tanto tempo e sermos felizes. Essa amizade não cria grupos fechados e exclusivos, mas é aberta a todos aqueles que se aproximarem. Você faz parte dessa amizade tão linda e tão forte que Deus mesmo estabeleceu entre nós. A cada dia que passa nos conhecemos mais, vamos nos assumindo como verdadeiros amigos em direção do critério mais sublime de amizade dito por Cristo: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos” (Jo 15,13).

Eu escolhi um dia responder ao amor de Deus que me chamava, me comprometi a "ser tudo para todos", tenho me esforçado para cumprir isso, sei que posso melhorar muito e quero fazer isso a cada dia, pois sei que vale a pena dar a minha vida por você que é meu amigo. Agradeço a sua amizade verdadeira, que se manifesta sempre de forma concreta, e me comprometo a ser fiel a essa nossa amizade.

É bom ter você como amigo

Monsenhor Jonas Abib
Retirado do Blog da Canção Nova

Nenhum comentário: