Psicólogo, uma ajuda para transpor problemas

Comemoramos, no dia 27 de agosto, o Dia do Psicólogo, profissional especializado em avaliar o comportamento humano, seus processos mentais e os fenômenos psíquicos, problemas emocionais, mentais ou de personalidade.

Mesmo em 2010, com tantas novidades tecnológicas e a quebra de tantos preconceitos, ainda é muito comum pessoas que precisam passar por tratamento psicológico se sentirem complexadas e até deixarem de procurar ajuda especializada por pensarem que psicólogo é "coisa pra louco" ou que é futilidade ou bobeira.

Cabe ao psicólogo "estudar o comportamento dos homens com o objetivo de orientá-los a enfrentar suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção".

A atuação do psicólogo se dá em diversas áreas, incluindo área clínica, hospitalar, social, escolar, empresarial, esportiva. Esse profissional trabalha na promoção da saúde psicológica de indivíduos e grupos, em hospitais, centros de saúde, clínicas, creches, escolas, empresas, asilos, penitenciárias e órgãos judiciais.

Muitas pessoas podem pensar: "Mas que bobeira! Eu não preciso de psicólogo...". Vale lembrar que cada pessoa reage de forma diferente ao mesmo tipo de situação de vida. Já reparou que algumas pessoas passam tranquilamente por uma perda e outras não? Que algumas sabem lidar facilmente com dificuldades e outras não?

Muitas vezes, por mais que uma pessoa tenha fé e acredite em Deus (fato que é muito importante em qualquer tratamento e situação de vida), ela precisará do apoio de outros profissionais que a ajudem a superar situações difíceis, como perdas, doenças, acidentes e traumas de qualquer natureza, que, por algum motivo, ela não tenha condições emocionais de superá-las.

Esse profissional, ao conversar e ouvir os problemas daquele que o procura, de acordo com o tipo de terapia que realiza, ajudará o paciente a transpor suas dificuldades pessoais. Vale lembrar aqui que psicólogos não receitam medicamentos. Este papel é do médico psiquiatra; este, muitas vezes, trabalha em conjunto com o psicólogo. Um diagnosticando e medicando e o outro dando formas para que a pessoa compreenda suas emoções e comportamentos e possa, então, superar suas questões emocionais.

Lembramos que não apenas do médico ou do psicólogo depende a cura, mas especialmente da colaboração e da determinação do paciente em favor do tratamento, colaborando com aquilo que é solicitado e, é claro, nunca deixando de acreditar, de ter fé!

É essa graça que temos; cada um sendo um, único e diferente em sua forma de ser e reagir. Portanto, ir ao psicólogo deve ser percebido, cada vez mais, como algo natural que faz parte dos cuidados de saúde, comparado da mesma forma quando temos um sintoma físico, por exemplo, uma dor de cabeça e procurar um médico especialista.

Com este artigo, pude apresentar um pouco mais sobre essa profissão [psicologia], especialmente na área clínica e também parabenizar todos os psicólogos pelo seu dia.

Que Deus abençoe a cada um e que possamos seguir firmes em nossa caminhada!

Abraço fraterno!

Elaine Ribeiro
Retirado do Blog da Canção Nova

Nenhum comentário: