5º Domingo da Quaresma

Jesus, depois de passar a noite em oração no monte das Oliveiras, retorna ao Templo e ensina ao povo como de costume (Lc 20,1; 21,1.37; 22,53). Os escribas e os fariseus armam uma cilada para Jesus, apresentando-lhe uma mulher surpreendida em adultério. A Lei prescrevia o apedrejamento para a mulher, mas também para o homem (Lv 20,10; Dt 22,22-24), que aqui nem é mencionado. Se Jesus concordasse com a aplicação da Lei contradiria suaprática misericordiosa de acolhida e perdão; se rejeitasse o cumprimento da Lei poderia ser acusado de menosprezá-la. Então Jesus, como fez em outras ocasiões (Mc 12,13- 17), devolve a questão a seus interlocutores. Seu gesto, ao escrever duas vezes na terra, lembra as tábuas da Lei(Ex 24,12; 31,18; 34,1) e indica a nova aliança centrada no amor e no perdão. O ensinamento de Jesus chama ao reconhecimento das próprias fragilidades: Aquele que estiver sem pecado seja o primeiro a lhe atirar uma pedra. Enviado não para julgar, mas para salvar (Jo 3,17), Jesus não condena a mulher que permanece no meio, à escuta de sua palavra. Ele a encoraja a trilhar o caminho da vida nova: Vai e não peques mais. Com ternura e misericórdia leva atransformar as situações de pecado e morte em vida plena. Sua atuação manifesta o Deus defensor dos oprimidos como na história de Suzana, acusada injustamente (Dn 13). 

O profeta Isaías, na primeira leitura, faz renascer a esperança do povo sofrido. Ele proclama um anúncio de salvação com sentido messiânico e escatológico, que vai além da libertação dos exilados na Babilônia. 

O salmo convida a celebrar as maravilhas do Senhor, como o povo ao retornar do exílio. 

Paulo, na Carta aos Filipenses, ensina a partir da própria experiência a conformar-se a Cristo em sua morte para alcançar com ele a ressurreição.

Quem se conhece a si próprio, é mais lendo em julgar e condenar. Mas nem sempre é fácil empreender esta peregrinação em busca de si mesmo. Sofremos a influência de uma cultura das aparências, que julga com critérios superficiais como aqueles homens do evangelho. Jesus que conhece profundamente o coração humano, tem outro olhar para além das aparências e dos critérios da lei.

Escutando esta Palavra na assembleia litúrgica, acolhemos nela toda a ternura do Pai que nos cura de nossas enfermidades e nos alegra com o seu perdão. Que esta experiência nos eduque a a olhar os outros como Deus nos olha.

Revista de Liturgia

Nenhum comentário: