3º Domingo da Quaresma

Jesus está à caminho de Jerusalém (9,51), seu êxodo que vai culminar (9,31) com sua morte e ressurreição. Depois do apelo a perceber os sinais do tempo presente (12,54-56), ele convida à conversão (12,57-13,9). A morte violenta de um grupo de galileus por Pilatos e das vítimas do incidente com a torre de Siloé suscita a pergunta: Vocês pensam que estes eram mais pecadores e culpados que os outros? Conforme a mentalidade da época, as mortes pela violência, acidentes, catástrofes da natureza eram consequência do pecado (Jó 31,3; Pr 10,24). Jesus chama à conversão para não perecer (13,3.5) diante das injustiças e opressões. Sua mensagem é de salvação (13,23), é de paz, de amor solidário. Por meio da parábola da figueira que simboliza o caminho  da aliança (Jr 8,13; Os 9,10), Jesus interpela a uma resposta mais profunda ao seu chamado. O agricultor não corta a figueira, mas cava ao seu redor e coloca adubo na esperança da colheita. Assim é o Deus revelado em Jesus, misericordioso e paciente, que não se cansa de esperar e oferecer oportunidades de conversão (Rm 2,4; 2Pd 3,9). Com Jesus chegou o tempo novo da graça e da salvação (Lc 4,18-19), o momento de produzir frutos abundantes (Jo 15,8) que manifestam a presença do Reino de Deus e sua justiça (Mt 6,33).

A leitura do Êxodo sublinha que o Deus sempre presente na vida e história vê, ouve, conhece os sofrimentos dos oprimidos no Egito, liberta e conduz para uma terra boa.

O salmo convida a bendizer o Senhor, que é  misericordioso e compassivo, paciente e repleto de bondade.

A primeira carta aos Coríntios interpela a seguir o caminho da vida nova em Cristo através do batismo, prefigurado na nuvem e na passagem do mar (Ex 13,21;14,22), e mediante a eucaristia que alimenta e sacia plenamente, simbolizada no maná e na água da rocha (Ex 16; 17).

Diante da tragédia que agride a terra e seus habitantes, sem dúvida, faz-se necessário identificar os causadores e as causas para evitar que se repita. Mais do que tudo, é preciso tomar a defesa dos mais fracos, pois é sempre deste lado que a corda costuma romper. Qualquer que seja o desfecho, há um discernimento que cabe a todos, pois o mal tem repercussão coletiva assim como a salvação. Ninguém vai se salvar sozinho.

Que Eucaristia deste domingo nos tire da passividade e renove em nós o fervor de seu Espírito. Iluminados e guiados pelo paráclito possamos sempre discernir e decidir em favor da justiça e da compaixão.


Revista de Liturgia

Nenhum comentário: