Festa de Exaltação da Santa Cruz

Na primeira leitura, o episódio da serpente levantada por Moisés no deserto é sinal de salvação e apelo a voltar para o Senhor, seguindo seus ensinamentos.

A segunda leitura é um hino que exalta o esvaziamento, a “kénosis” de Cristo até a morte na cruz, que o fez receber de Deus glória e poder.

O evangelho de hoje faz parte da narrativa sobre o encontro de Jesus com Nicodemos, um fariseu importante que o procura à noite. Apresenta o objeto da fé cristã que dá a vida: a elevação de Jesus na cruz, simbolizada pela serpente. O verbo levantar, com o sentido de elevar e exaltar, no grego, indica que o acontecimento da cruz é a glorificação de Jesus. Sua entrega total por amor transforma o escândalo da cruz em fonte de vida e salvação. O Pai revelou seu plano de amor à humanidade pela obra do Filho: Ele amou tanto que deu o seu Filho único que se ofereceu em amor por nós. Ele foi enviado ao mundo para salvar, não para julgar e condenar. Quem acredita no nome do Filho de Deus encontra a alegria da salvação, a luz da vida plena que dissipa as trevas. O texto completo termina com o apelo de Jesus: Quem pratica a verdade se aproxima da luz. Para passar das trevas da noite à luz do dia é necessário “nascer de novo”, renascer para a vida nova garantida por aquele que foi exaltado na cruz.


Revista de Liturgia 

Nenhum comentário: