Domingo da Assunção de Maria

Na 1ª leitura, a mulher vestida de sol e coroada com doze estrelas manifesta a esperança do povo, alicerçada na vitória de Cristo e no testemunho dos apóstolos.

A 2ª leitura acentua que a ressurreição de Cristo marca o início de uma nova humanidade. Sua vitória sobre o pecado e a morte ilumina o nosso caminho de esperança na vida plena em Deus.

Maria dirige-se apressadamente a uma aldeia, na montanha de Judá, para encontrar-se com Isabel e prestar-lhe ajuda. A presença da mãe do Senhor faz João Batista, o precursor do Messias, saltar de alegria no ventre de Isabel. Assim, o encontro solidário entre as duas mães é manifestação do Salvador. Isabel, iluminada pelo Espírito Santo, aclama Maria bendita entre as mulheres e bendito o fruto do seu ventre. Ela enaltece Maria como bem-aventurada, feliz porque acreditou na palavra do Senhor! Maria, a cheia de graça, em seu cântico, celebra a ação de Deus ao longo da história, retomando à luz do Verbo de Deus o cântico de Ana. Exalta o Deus Salvador, que olhou para a humilhação de sua serva. Louva e agradece o Senhor, que estende sua misericórdia de geração em geração sobre aqueles que temem. Enquanto os poderosos seguem os próprios caminhos, os humildes, os pequenos confiam na graça do Senhor e são saciados com a sua benevolência. Renova-se a esperança de salvação, sustentada pelas promessas feitas desde o tempo de Abraão.


Revista de Liturgia

Nenhum comentário: