18º Domingo do Tempo Comum

O profeta, na 1ª leitura, alimenta a esperança dos exilados na Babilônia, o sonho de vida nova com o retorno a Jerusalém. O povo sofrido, com sede e fome de justiça, é chamado a retornar para o Senhor a fim de participar da aliança da vida.

A 2ª leitura celebra a realização plena do projeto do amor de Deus manifestado em Cristo. Assim, nenhuma adversidade pode separar os que continuam a missão a serviço do Reino.

No Evangelho, a multiplicação dos pães é narrada também pelos outros evangelistas. Jesus foi de barco para um lugar deserto, afastado, mas as multidões o seguem. O deserto recorda Deus alimentando o povo de forma maravilhosa, após a libertação da escravidão no Egito. Jesus é o Messias enviado para oferecer a salvação, a vida plena: Ao sair do barco, viu uma grande multidão, encheu-se de compaixão e curou os doentes. Ele compromete os discípulos com o seu projeto a serviço da vida: Dai-lhes vós mesmos de comer! Ensina que o pouco compartilhado pode saciar a fome de todos. Cinco pães e dois peixes têm sentido simbólico, pois 5+2=7, número da perfeição, da totalidade. Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu, deu graças, partiu os pães e os deu aos discípulos e eles os distribuíram à multidão. Todos comeram e ficaram saciados e ainda recolheram doze cestos cheios com as sobras. Na última ceia, ele repetiu esse gesto como sinal de sua vida entregue por amor. Elizeu, quando levou o servo a partilhar os vinte pães com cem pessoas, profetizou: Comerão e ainda sobrará. O número doze recorda as doze tribos de Israel, os doze apóstolos, ou seja, todo o povo alimentado por Jesus, que oferece a vida em abundância.


Revista de Liturgia

Nenhum comentário: