16º Domingo do Tempo Comum

A 1ª leitura apresenta a acolhida de Abraão e Sara aos três visitantes, que manifestam a salvação de Deus. A hospitalidade, oferecida pelos pais da fé, é recompensada pela promessa de um filho.

A 2ª leitura mostra que o mistério escondido, isto é, o plano do amor de Deus foi manifestado em Cristo. Quem anuncia sua mensagem libertadora, como Paulo, participa de suas alegrias e sofrimentos.

No Evangelho, Jesus, durante o caminho para Jerusalém, visita as discípulas Marta e Maria, que viviam em Betânia com o irmão Lázaro. Marta se preocupa em acolher e oferecer uma generosa hospitalidade ao ilustre Hóspede. Já a irmã Maria, sentada aos pés do Senhor, na posição e atitude de discípula, escutava a sua palavra. Marta, envolvida pelas ocupações cotidianas, reclama com o Mestre; mas é advertida de forma afetuosa: Marta, Marta! Tu te ocupas com muitas coisas, porém uma só é necessária. A escolha da melhor parte, do essencial, que é Cristo e sua Palavra, assegura o bom êxito da diaconia (serviço) cristã. Fundamentadas na palavra de Deus, contemplação e ação tornam-se dimensões complementares a serviço do Reino, presente em Jesus. O encontro com a palavra do Senhor torna fecundo o serviço generoso e compassivo ao próximo. Sem a disposição para escutar o Mestre, corre-se o risco de escolher a pior parte, desviando- -se do caminho do Reino de Deus.


Revista de Liturgia

Nenhum comentário: