Procissão ressaltou as seis aparições de Maria

Maria como redentora da paz. Assim Nossa Senhora de Fátima foi louvada pelos milhares de fieis que acompanharam a procissão, seguida de missa campal, realizada, ontem, 13 de maio, em homenagem à Santa. Neste ano, o cortejo ressaltou o significado das seis aparições de Maria, em Portugal, trazendo em seus ensinamentos aos homens recomendações para que eles se dedicassem mais a fomentar a paz, pela fé e oração.

Num mundo conturbado e em crise de valores, a figura de Maria como mãe de todos, protetora dos lares e como aquela que veio para trazer bênçãos e a união entre as pessoas também esteve no centro das pregações durante a celebração eucarística, que aconteceu na patamar da Igreja de Fátima e foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Tosi.

Em sua homilia, dom José enfatizou a importância do amor ao próximo, a união e a família. Também não esqueceu de reconhecer a importância das competições esportivas, até mesmo como uma forma de confraternização. A realização da final do campeonato cearense entre os times Ceará e Fortaleza no Estádio Presidente Vargas, no mesmo dia dos festejos de Maria, comprova que grandes eventos podem ocorrer pacificamente na mesma data, desde que as pessoas estejam imbuídas do desejo de manter a ordem.

Famílias

"Todos, inclusive as famílias, podem participar dos grandes jogos, desde que não sejam para se digladiarem", disse, agradecendo, ainda, a participação da imprensa, que, segundo ele, se empenhou na propagação da tranquilidade durante os eventos.

Depois da Santa, o arcebispo foi o segundo maior homenageado da noite, pela passagem de seu aniversário, tendo inclusive recebido aplausos dos fiéis e um fervoroso "Parabéns pra você".

Coroação

A concentração de fiéis começou por volta das 16 horas, na Praça do Carmo, no Centro da Cidade. Pouco depois das 18 horas, eles saíram do local e seguiram pelas ruas Meton de Alencar, Senador Pompeu, Barão de Aratanha e Avenida 13 de Maio. Cânticos, orações e velas foram vistos ao longo do cortejo, que registrou reverências às seis aparições da Santa em Portugal, com faixas que traziam dizerem sobre a pregação de Nossa Senhora em cada uma das ocasiões.

Ao chegarem na Igreja de Fátima, os devotos assistirem à missa campal concelebrada pelo arcebispo de Fortaleza, pelo pároco Francisco Ivan e pelo padre Almeida. Os festejos terminaram com a coroação de Maria, momento de grande alegria e emoção para todos os presentes.

Apesar dos temores demonstrados por inúmeros fiéis de que o encontro dos católicos e torcedores, que retornavam do estádio, pudesse registrar incidentes, tanto a Polícia como os organizadores garantiram que o 13 de Maio ocorreu em clima de tranquilidade.

Cerca de 100 mil pessoas participaram da procissão, estimou um dos organizadores, Francisco Fontenele, que também integra o Terço dos Homens, da Igreja de Fátima. Porém, o major Jean Falcão, que comandou os 50 homens da Polícia Militar que atuaram na segurança, preferiu não arriscar. "É difícil fazer um cálculo numa multidão dessa".

Mozarly Almeida
Diário do Nordeste

Nenhum comentário: