6º Domingo da Páscoa - Domingo do mandamento novo

A 1ª leitura acentua que Deus não faz distinção e quer congregar todas as pessoas no amor. Quem o teme e pratica a justiça lhe é agradável, independente de raça. O dom do Espírito Santo forma uma nova comunidade, que proclama a grandeza de Deus em línguas diversas.

Deus é amor e se revela de modo especial enviando seu Filho ao mundo para que tenhamos vida por meio dele, afirma a 2ª leitura. Na medida em que nos amarmos uns aos outros fazemos a experiência do amor divino oblativo (ágape).

Continuando o texto da semana passada, o evangelho sublinha que a comunhão com Jesus é iniciativa de sua bondade gratuita: a fidelidade ao mandamento novo leva a experimentar a alegria da salvação revelada em Cristo. Trata-se do mandamento dado por Jesus, sinal que identifica seus discípulos. Jesus, com a entrega da sua vida, oferece a maior prova de amor: Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida pelos amigos. Com sua doação total faz conhecer tudo o que ouve do Pai, instaurando uma relação nova de amizade e confiança. Como amigos, comprometidos com o projeto de Jesus, os discípulos são chamados a produzir frutos, multiplicando os gestos de amor. O imperativo do Mestre e Senhor: Amai-vos uns aos outros, é apelo para seguir seu exemplo, procurando transformar as relações pelo amor fraterno.

Revista de Liturgia

Nenhum comentário: