Sábado Santo

O Sábado Santo – Sábado de Aleluia. A noite é festiva, mas o dia é de reflexão, serenidade e silêncio. Os cristãos procuram entender tudo o que aconteceu de forma orante e contemplativa. Um dia de silêncio, contemplação em respeito a tudo que aconteceu na Sexta-Feira Santa.

O Missal Romano dia apenas que a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua Paixão e Morte e abstendo-se de celebrar o sacrifio da Missa até que, após a solene Vigília em que espera a Ressurreição, se entregue as alegrias da Páscoa.

Em comunhão com todas as Igrejas cristãs e com o mundo inteiro, vamos celebrar a Páscoa de Jesus Cristo, isto é, sua passagem da morte para a vida. Podemos dizer que o Sábado Santoi é um dia alitúrgico, isto é, sem Celebração Eucaristica. É um dia de recolhimento, silêncio e oração.

É importante ressaltar que entre a Sexta e o Domingo, há um grande vazio. A única pessoa confiante que espera a Ressurreição é Nossa Senhora. A Virgem das Dores preenche este vazio porque toda a fé da Igreja está recolhida em Maria. Neste dia a Igreja não celebra a Eucaristia, nem outros sacramentos, exceto o da Penitência e o da Unção dos Enfermos.

Na noite do Sábado Santo, cantamos o esplendor de uma luz que jamais se apagará. Proclamamos as maravilhas de Deus que nos libertou das trevas da morte e nos devolveu a vida .

A liturgia da noite Pascal, ou seja, do Sábado Santo é constituída de quatro partes: Celebração da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucaristica.

A Vigilia Pascal se inicia com a Celebração da Luz, que por sua vez contem três partes: benção do fogo, a procissão do Círio Pascal e o canto do exulte.

A Comunidade lembrar de providenciar: a fogueira, Círio Pascal, a proclamação da Páscoa, o Glória, Evangelho, Renovação das Promessas Bastimais, Oração dos fiéis, Apresentação das oferendas, Santo, Oração Eucaristica, Benção Solene.

Paz e Bem!!!

Nenhum comentário: