2º Domingo da Páscoa - Domingo de São Tomé

A 1ª leitura ressalta que a fé em Cristo ressuscitado deve ser manifestada na comunhão fraterna, no compromisso com os necessitados.

A 2ª leitura nos mostra que a fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus, nos leva a participar de sua vitória sobre o mundo, isto é, da vitória do amor e da vida sobre o ódio e a morte.

O primeiro dia da semana torna-se para os cristãos o dia do Senhor por excelência, pois celebra a sua Páscoa. Jesus ressuscitado se manifesta no meio dos discípulos reunidos e comunica o dom de sua paz (shalom), como plenitude dos bens messiânicos da salvação. As mãos e o lado revelam as marcas da paixão que o glorificaram na cruz. Ressuscitado e revestido com a glória do Pai, Jesus sopra o Espírito criador, que infunde alegria e coragem para a missão. Com o dom do Espírito, os discípulos são enviados para libertar do pecado, oferecendo a possibilidade da vida nova em Cristo. Como continuadores da obra do Filho, eles manifestam o amor misericordioso do Pai através de palavras e ações solidárias. O encontro de Tomé com o Senhor apresenta as exigências da fé no caminho do discipulado. Sendo testemunha privilegiada, Tomé experimenta a realidade de Jesus crucificado que ressuscitou e professa a fé, tornando-se verdadeiro fiel. Meu Senhor e meu Deus é uma aclamação litúrgica, que expressa a fé da comunidade cristã no Ressuscitado.

Revista de Liturgia

Nenhum comentário: