3º Domingo da Páscoa - Domingo do encontro de Jesus com os discípulos

Na 1ª leitura os discípulos recebem a missão de anunciar a ressurreição de Jesus a todos os povos. Deus cumpre as profecias glorificando Jesus, o Messias sofredor, pela ressurreição.

A 2ª leitura nos mostra que Cristo, que doou sua vida pela salvação de todos/as, continua junto do Pai como nosso Defensor, isto é, auxílio, intercessor. Enquanto permanecemos na comunhão da fé e guardamos sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado.

No evangelho, os discípulos relatam a experiência do encontro com Jesus ressuscitado no caminho de Emaús e como o tinham reconhecido ao partir o pão. Transformados pela vida de Jesus, doada por amor, tornam-se testemunhas corajosas de sua ressurreição, começando por Jerusalém. O Ressuscitado partilha a mesa e oferece o entendimento das Escrituras, abrindo as mentes dos discípulos para que entendessem que o Messias haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos ao terceiro dia.

À luz do mistério pascal, os discípulos compreendem que o plano da salvação, revelado na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos, isto é, em todo o Primeiro Testamento, foi realizando plenamente em Cristo. Em nome de Jesus, de sua obra realizada na paixão, morte e ressurreição, Deus oferece a salvação ao ser humano, impelindo-o à conversão e vida nova.

Revista de Liturgia

Nenhum comentário: