Domingo do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo

Na 1ª Leitura, o povo estava passando por uma situação difícil. Todos os pequenos reinos do Oriente Médio, inclusive Israel, estavam sujeitos a expansão do Império Assírio. Todos sabiam que, em breve, estes reinos perderiam sua independência.

Na 2ª Leitura, escrevendo a Tito, Paulo dá uma série de conselho para ele coordenar bem a comunidade de Creta, que lhe foi confiada. Paulo apresenta o fato fundamental da vida e missão de Tito, e de todos nós cristãos. Ele nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

O Evangelho nos mostra que podemos conhecer na fragilidade do filho de Maria “um Salvador, que é o Messias, o Senhor”. A memória da chegada de Jesus indica para nós o estilo do seu reinado.

É rei de paz e de justiça para os pobres. E os pobres o reconhece: os pastores vêm de longe e reconhece o seu pastor, os anjos dos céus entoam o glória e anunciam a paz sobre a terra.

O seu poder não se apóia nas forças aramadas, mas nasce do Espírito, pelo qual é ungido para evangelizar os pobres.

Nesta noite santa, invoquemos a paz para o mundo. Que haja paz entre as nações que estão em conflitos.

Que todas as pessoas que crêem em Deus sejam sinal da paz e da concórdia que Jesus anunciou com a sua vinda.

Unamos, então, nossa voz a todos os seres do universo para cantar glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra a todos que ele ama.

Continuemos anunciando a boa nova que é uma grande alegria para todos: nasceu para nós o salvador, que é o Cristo Senhor.

Atenciosamente,
Pe. Francisco Ivan de Souza
Pároco do Santuário de Fátima

Nenhum comentário: