4º Domingo do Advento - Domingo da mulher grávida

A 1ª Leitura nos mostrar que Davi queria construir um templo, mais Deus não aceita, pois quer morar no meio do povo que luta pela vida e por sua libertação. Deus reconhece a fidelidade de Davi e em troca promete construir Ele mesmo uma casa, que será para sempre.

Na 2ª Leitura, Paulo escreve aos romanos, dando graças a Deus que os confirma no seguimento de Jesus Cristo.

O Evangelho de Lucas apresenta o caminho de Jesus como o caminho que se realiza na história. Para percorrê-lo, o Filho do Altíssimo se fez humano, nascendo de uma mulher, trazendo para dentro da história o projeto de salvação que Deus havia prometido.

A narrativa do evangelho de hoje se chama anunciação, e este fato pode ser considerado o acontecimento central da vida de Maria. A resposta de Maria, o seu Sim, não representa apenas um ato de submissão à vontade de Deus, mas um consentimento ativo e responsável.

O diálogo do Anjo Gabriel com a Virgem Maria se articula em três momentos: a saudação e a mensagem; o anúncio da maternidade messiânica; e a revelação da divina, maternidade no anúncio.

Maria coloca uma dificuldade. Como isso acontecerá? Ela conceberá por obra do Espírito Santo, fonte de vida, que vai descer sobre Maria, e o poder de Deus Altíssimo vai cobri-la com a sua sombra. Aqui está o ato mais sublime, profundo, o grande mistério da história da salvação.

José e Maria são os grandes colaboradores do plano de Deus. Como Maria, na anunciação, aceitou a mensagem de Deus, também José aceita com fé o sinal.

Diante da descoberta da gravidez de Maria, José, qualificado como homem justo, têm diante de si duas alternativas que lhe passam pela cabeça. Uma seria afastar-se de Maria, fugir, não querer assumir a criança da qual ignora quem seja o pai, e a outra, expor Maria às formalidades da lei – o que não faria por está convencido da virtude de Maria.

Jesus não é apenas um filho da história humana. Ele é o filho de Deus. Sua mãe é humana. Seu pai é divino. Ele vai nos ensinar o projeto de Deus para que sejamos todos livres e vivos a fim de nos tornarmos o que Deus deseja. O nome Jesus significa: Deus salva.

Atenciosamente,
Pe. Francisco Ivan de Souza
Pároco do Santuário de Fátima

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, Pe Ivan
A missa de domingo(não estive presente), pelo que li sobre as leituras, foi muito importante: na primeira "...Deus comhece a fidelidade de Davi...", como de todos nós e é por isso que tenho confiança NEle porque sabe, perfeitamente, como sou; Já a segunda "...José, qualificado como homem justo, têm diante de si alternativas que lhe passam pela cabeça.", que todos os maridos escolhessem o correto e pensassem como homem justo, José.
Assim, a históra humana seria bem diferente e mais tranquila.
Que Deus nos salve sempre de todos os males. Amém.