2º Domingo do Advento – Domingo de João Batista

Uma voz clama no deserto. O que isto significa? Que Deus vem para refazer conosco sua aliança e nos convida, através do testemunho de João Batista, a preparar no deserto os seus caminhos pela conversão pessoal e comunitária. Por exemplo, as novas diretrizes da Igreja do Brasil, exigem de nós um novo refazer da ação evangelizadora.

A 1ª Leitura está no contexto do exílio da Babilônia. O profeta Isaias proclama ao povo de Israel, uma consolação porque o povo está desolado pela perda de sua autonomia, liberdade, soberania e pela destruição de sua identidade.

A 2ª Leitura, do apóstolo Pedro é uma grande meditação aos primeiros cristãos que estavam preocupados com a demora da volta de Deus. Aqui está o núcleo da esperança cristã: um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda o cumprimento de sua promessa.

O Evangelho vem nos mostrar como Jesus entrou na história da humanidade, o evangelista Marcos narra como o seu ministério foi preparado e anunciado. É bom lembrar que o evangelho de Marcos responde as duas perguntas: Quem é Jesus e como segui-lo (é um catecismo).

João Batista aparece neste evangelho como personagem muito importante. Mas ele não é o personagem principal. Sua missão é prevenir e preparar os seus contemporâneos para o grande evento que está para acontecer: alguém que virá depois dele, mais forte do que ele, e portador de um batismo diferente, no espírito. Em relação a Jesus, nem é digno de prestar o serviço de escravo (desatar as sandálias). João é o início da boa nova. Assim começa o evangelho de hoje.

Os moradores da região da Judéia e da cidade de Jerusalém procuravam João Batista para ouvir a sua mensagem e receber o perdão. Parecem atender aquela “voz do deserto” que agora grita através dele: “preparem os caminhos do Senhor”. O que João Batista quer suscitar é uma atitude de conversão frente à chegada do Messias. Quer, sobretudo, anunciar os pobres que a sua servidão estar perto do fim.

Nossa adesão a Jesus nos coloca no seu caminho, iniciado por João Batista. É tempo de retomar o sentido da nossa missão neste mundo e de rever a radicalidade da nossa consagração a Jesus e a seu Reino.

Esta celebração já é sinal de nossa entrega ao Senhor do nosso desejo de estar na escola do seu serviço. O Senhor nos renova em seu amor e nos fortalece para as exigências da missão.

Deus o abençoe!!!
Pe. Francisco Ivan de Souza
Pároco do Santuário de Fátima

Nenhum comentário: