3º Domingo do Advento – Domingo da Alegria

Deus vem para Alegria dos Pobres! Deus vem para Alegria de Todos!

Na 1ª Leitura, o Profeta dirige-se aos que estão desanimados. Anuncia-lhes uma notícia encorajadora, cheia de esperança, capaz de levantar os que estão caídos.

Na 2ª Leitura, Paulo, ao receber notícias de que a comunidade de Tessalônica continuava fervorosa e ativa, apesar da perseguição, escreve esta carta para comunicar sua alegria e animar a fé dos irmãos. Por isso ele diz: estai sempre alegres! E daí graças em todas as circunstâncias, porque essa é a vontade do Senhor ao vosso respeito.

O Evangelho nos mostra que João Batista anunciava a proximidade do Messias. As autoridades estavam preocupadas. É o começo do conflito entre Jesus e aqueles que não se decidem por Ele.

O povo de Israel estava esperando o Messias, aquele que viria para ser o profeta, o novo Moisés que renovaria os prodígios do Êxodo.

A ação de João Batista chamou a atenção das autoridades dos judeus. Mandaram sacerdotes e levitas para perguntarem: quem é você? João poderia ter se aproveitado de sua fama, mas não fez.

João venceu a tentação de ocupar o lugar da pessoa que ele estava testemunhando.

Nossa missão hoje é continuar a missão de Jesus, é ser no meio das situações de hoje, a presença dele. Mas é preciso ter bem claro, dentro de nós, essa consciência do Batista. Não somos o Cristo.

Estamos na comunidade cristã, a serviço do reino de Jesus, mas não somos o reino. Por mais que realizemos a justiça no mundo, ainda não é a plenitude da manifestação do reino.

Resta ainda um longo caminho e é preciso estarmos nesta atitude de atenção permanente, para perceber esse alguém que está no meio de nós. Cristo está presente, ressuscitado na história.

É apontar onde Ele se manifesta, mesmo sabendo que estamos em pleno deserto e que sua revelação é seu triunfalismo. Nesta celebração o Senhor vem mudar os desertos que tornam áridas as nossas cidades e nossos campos, desertos na igreja e na vida de cada um de nós.

Ele vem nos consagrar e nos vestir com as vestes da salvação e fazer brotar dentro da nossa vida a justiça e a glória.

Atenciosamente,
Francisco Ivan de Souza
Pároco do Santuário de Fátima

Nenhum comentário: