A Primeira Missa no Brasil

Estamos no tempo pascal, período maravilhoso para nós cristãos e, de maneira especial, para os cristãos brasileiros, pois foi neste belo tempo litúrgico que, no Brasil, foi celebrada a primeira Missa.

No dia 26 de abril de 1500, Frei Henrique, com mais alguns padres, presidiu a primeira Missa celebrada no Ilhéu da Cora Vermelha, na Bahia. Ali, pela primeira vez, foi anunciado o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e, pela primeira vez, Jesus se tornou presente pela Eucaristia neste país.

Na carta a El-Rei Dom Manuel, documento de singular importância sobre o “descobrimento” do Brasil, o escrivão Pero Vaz de Caminha narra como iniciou a evangelização no Brasil:
“Ao Domingo de Pascoela, 26 de abril pela manhã, determinou o capitão ir ouvir a Missa e sermão naquele ilhéu. Mandou a todos os capitães que se arranjassem nos batéis e fossem com ele. Assim foi feito. Mandou também armar um pavilhão naquele ilhéu, e dentro levantar um altar muito bem-arranjado. Ali, com todos nós outros, fez dizer a Missa […]. Acabada a Celebração Eucarística, desvestiu-se o padre e subiu a uma cadeira alta; e nós todos lançados por essa areia. Pregou uma solene e proveitosa pregação, da história evangélica. No fim, tratou da nossa vida e do achamento desta terra, referindo-se à cruz, sob cuja obediência viemos, que veio muito a propósito e fez muita devoção. […] ”
Como narrou Pero Vaz de Caminha, o Brasil carrega em sua história esse grande marco de uma profunda religiosidade que esteve desde seus primeiros dias de descobrimento e fez com que tantas Igrejas construídas no início da colonização manifestassem a profunda devoção eucarística.

Olhando para a história do nosso país, leva-nos a reavivar a virtude da esperança, porquanto mesmo que presenciemos uma profunda crise religiosa e moral no Brasil, a Providência Divina quis que nossa história fosse marcada pela cruz e pela Eucaristia. A Sacrosanctum Concilium diz que dos méritos infinitos do sacrifício incruento, que se renova sobre o altar, ou seja, da Eucaristia, procedem e se ordenam, como a seu fim, todas as grandes obras da História da Igreja (cf. Sacrosanctum Concilium, n.10).

Agradecemos a Deus por ter abençoado a história do nosso país e fazer com que, até hoje, o Brasil seja considerado o país com o maior número de cristãos e ter um grande número de sacerdotes que, dia a dia, oferecem o sacrifício eucarístico e clamam as bênçãos de Deus para essa nação.

Como expressa um canto antigo: “Glória a Jesus na hóstia santa, que se consagra sobre o altar e aos nossos olhos se levanta para o Brasil abençoar!”.

Uélisson Santos
Seminarista da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: