Oração diante do Presépio – 2º Momento

Acolher Deus encontrando-o no irmão

A Palavra

“Mas a todos aqueles que o receberam, aos que
crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem
filhos de Deus.” (Jo 1,12)

Meditemos

Existem muitos modos de acolher, mas o acolhimento que Jesus ensinou, quando veio ao mundo, é atenção vigilante e amorosa em relação ao outro, é escuta simples e vigilante, é disponibilidade total e imediata.

Este acolhimento se faz sacrifício, é agir em primeira pessoa, é tomar a si o encargo dos problemas do irmão até identificar-se com ele.

Oração

Ensina-me, Senhor, a ser hospitaleiro
Não só nos meus dias de festa,
Quando estou alegre e em paz,
Mas em todos os dias do ano,
Especialmente quando existe monotonia
Ou sofrimento ou fadiga.
Ensina-me a ser hospitaleiro
Para que o irmão possa aproximar-se
De mim a todo o momento
E confiar-me o seu pesado fardo. Amém

Gesto

Podem ser colocados junto do presépio alguns tijolos, para representar a habitação na qual acolhemos Deus que se faz presente nos outros.


Retirado do Livro A Palavra para os Jovens – Ed. Ave Maria

Nenhum comentário: