3º Domingo do Advento

A primeira leitura é do primeiro Isaías, profeta que atua entre 740-700 a. C. Portanto hoje ouvimos o primeiro Isaias que mostra que a classe dominante assumiu o culto da religião assíria e é infiel à Aliança com Deus. A começar pelo rei, vivem sem fé, corrompidos e sem escrúpulos. O rei chegou a sacrificar o próprio filho ao ídolo Molok. O momento é de guerra e sofrimento para o povo.

Isaías traz dimensão messiânica da profecia que levava o povo a olhar para o futuro, esperar pela vinda do Messias e a aguardar a realização do Reino de Deus. A profecia, em sua palavra crítica, clareia o presente e esconde uma palavra de esperança que anuncia o futuro. Na denúncia do mal do presente, deve estar também o anúncio da Boa Nova.

Isaías anuncia o júbilo da natureza, a cura dos enfermos, a volta dos exilados. A vinda salvadora de Deus transforma o deserto em paraíso, vence todas as doenças e maldições; dá liberdade, alegria, felicidade. Todos deprimidos criarão animo e coragem. As mãos ficarão fortes e firmes os joelhos.

A transformação da natureza é o símbolo que expressa a restauração do povo oprimido e libertado pelo Senhor. Isaías é um canto de esperança e um convite a celebrar antecipadamente a alegria da libertação, do Reino que vem. O tema central da água no deserto suscita a memória de um novo êxodo.

Na 2ª Leitura, a exortação de Tiago, o irmão do Senhor, da comunidade mãe de Jerusalém, começa contra as pessoas ricas que oprimem os pobres e se enriquecem às suas custas, pois lhes retêm o salário. Tiago começa dizendo: “agora vós, os ricos, chorai e gemei, por causa das desgraças que estão para cair sobre vós.” Repete assim, o grito dos profetas. O tesouro dos ricos, já reduzido a nada pelos vermes e a ferrugem  vai testemunhar contra eles no final dos tempos. Nas comunidades primitivas, esperava-se que o Senhor voltasse em breve para o julgamento final e definitivo.

Nos versículos 7 a 11, sua exortação abre-se para um horizonte escatológico e Tiago pede que se tenha paciência, porque o Senhor está próximo. Paciência, como a de quem coloca uma semente na terra e fica à espera da planta que virá e dos frutos que ela via produzir sem impacientar-se com a demora. Paciência, Constancia, firmeza no tempo de provação que antecede a vinda do Reino. Paciência laboriosa no tempo que prepara a Parusia, a segunda presença/vinda do Messias, segundo Advento do Senhor que proclamamos em nossa liturgia.

Tiago propõe Jó como modelo de paciência. É a única vez que Jó é citado no Segundo Testamento. Esse exemplo é conhecido no judaísmo e a comunidade de Tiago é composta de cristãos vindos do judaísmo. O Senhor é rico em misericórdia, benevolente e compassivo como foi com Jó. Esses são atribuídos litúrgicos de Deus.

No evangelho de hoje, Jesus fala sobre João Batista. No início do cristianismo, em algumas comunidades, houve a preocupação sobre o lugar de João Batista com referência a Jesus. A perícope deste domingo reflete essa preocupação. Podemos dividi-la em duas partes: Na primeira parte os discípulos de João, que já está na prisão de Herodes, vão perguntar a Jesus sobre sua identidade: “És tu o que devia vir, ou devemos esperar outro?”

Jesus responde, definindo sua identidade messiânica: “Informem a João sobre o que vocês ouvem e vêem: cegos recobram a visão, coxos caminham, leprosos são purificados, surdos ouvem, mortos ressuscitam, os pobres recebem a boa notícia e feliz quem não tropeça por minha causa”. Nesta identificação do Messias, ressoa a profecia de Isaías.

Na segunda parte do trecho de Mateus, Jesus esclarece à multidão sobre a missão de João: O que foram contemplar no deserto? Uma taquara fininha, delgada, agitada pelo vento? Um homem com roupas finas e ricas? Quem se veste assim mora em palácio. Mas o que foram ver? Um profeta? Sim, e alguém que é mais do que profeta.

Dele é que está escrito na sagrada Escritura: Eis que envio o meu mensageiro à tua frente para preparar o teu caminho diante de ti. Jesus encerra dizendo que, de todos os que nasceram, nenhum homem é maior do que João Batista. Porém, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. As palavras das profecias confirmam a missão de Jesus.


Site da Diocese de Limeira

Nenhum comentário: