Solenidades de todos os Santos e Santas de Deus


Na 1ª leitura, os fiéis alvejaram suas vestes, deixando-se transformar pela vida, morte e ressurreição de Jesus. A grande multidão, de todas as nações, entoa o cântico da salvação a Deus e ao Cordeiro. O número 144 mil, que abrange 12 mil de cada uma das tribos de Israel, tem sentido simbólico e refere-se à totalidade do povo.

A 2ª leitura acentua que já experimentamos a bondade do Pai por sermos filhos. Isso nos compromete a uma vida de santidade com Cristo, confiando na realização plena da salvação, quando seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é.

O evangelho apresenta as bem-aventuranças, que abrem de forma solene o Sermão da Montanha. O Mestre Jesus proclama o seu ensinamento como a nova justiça, o alegre anúncio da chegada do Reino aos pobres e necessitados que confiam no amor gratuito de Deus. Ele consola os aflitos que estão empenhados em construir a fraternidade. Enaltece os mansos que renunciam a toda forma de violência. Mostra que a misericórdia está ligada ao perdão e ao amor incondicional, pois é um dos atributos máximos de Deus, sendo aconselhada também ao ser humano. Declara feliz quem vive a pureza no coração, relacionada com a justiça e a fidelidade à aliança. Indica o caminho para a promoção da paz “shalom”, como realização plena do anúncio profético messiânico. As promessas e as recompensas se realizarão plenamente no Reino de Deus, quando os oprimidos, os famintos e os perseguidos por causa da justiça serão consolados com a terra e o céu.

Revista de Liturgia

Nenhum comentário: