34º Domingo do Tempo comum - Domingo de Cristo Rei


A 1ª leitura utiliza linguagem apocalíptica para falar da ação de Deus, com rosto humano, oposta aos reinos opressores. A figura do Filho do Homem foi associada, pela tradição cristã, a Jesus como Messias.

A 2ª leitura sintetiza a missão de Jesus por meio de três títulos messiânicos: Testemunha fiel, Primogênito dos mortos e Príncipe dos reis da terra. Jesus deu a vida para formar um povo sacerdotal, pois é o princípio e o fim de toda a criação.

O evangelho pertence ao relato da paixão de Jesus Cristo e acentua que sua realeza se manifesta na entrega por amor. A pergunta de Pilatos, “Tu és o rei dos judeus?”, coloca o processo na dimensão política. Havia a expectativa de um rei Messias, que iria restaurar a soberania de Israel. O título “rei dos judeus” é fixado no alto da cruz, como causa da sentença de sua morte. Mas Jesus é o Messias Servo, que morre na cruz em consequência de seu compromisso com a justiça do Reino. Enviado pelo Pai a serviço da vida, ele manifesta que seu Reino não é deste mundo. Jesus testemunha a verdade através da doação total da vida por amor. Pertencer à verdade de Cristo consiste em crer e praticar a Palavra, reconhecendo sua realeza no serviço aos necessitados. A verdade que o Filho de Deus manifestou é um apelo à conversão: se permanecerdes na minha palavra conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.

Revista de Liturgia 

Nenhum comentário: