Domingo do Tributo de César

Na 1ª Leitura, Ciro, rei dos persas, em 550 anos antes de Cristo, derrubou o império Babilônico e possibilitou ao povo de Deus, que estava cativo, voltar para sua terra.

Na 2ª Leitura, devido a perseguição, Paulo não pode mais ficar entre os Tessalonicenses. Refugiado em Atenas, ele recebe notícias da comunidade e, nesta carta, ele os anima a permanecerem firmes no testemunho do Evangelho.

O Evangelho nos mostra que os herodianos eram, no tempo de Jesus, um grupo fiel à dominação romana e estavam sempre à procura de um pretexto para condenar Jesus.

O episódio narrado pelo evangelho de hoje é mais um dos ataques armados pelos adversários para por Jesus à prova. Querem saber se é lícito pagar tributo a César.

Na verdade, o que eles querem mesmo é negar a Deus o que é de Deus, na pessoa de Jesus, já que eles buscam eliminar Jesus.

A questão fundamental deste evangelho não é o imposto, mas aceitar Jesus e o seu reino. Prova disso estar no fato de que, ouvindo a resposta de Jesus, eles o deixaram e foram embora.

E nós? Esta palavra é certamente um convite a renovar-vos nossa fé em Jesus e na sua proposta, engajando toda a nossa vida na missão que ele nos confia.

O reino se realiza nos acontecimentos da vida e da história, de tal modo que exige de nós um engajamento real. Ao mesmo tempo, compreendemos que os projetos e atividades não esgotam todo o sentido do reino; ele é maior e transcende aquilo que conseguimos conquistar com o nosso serviço.

Que o Senhor nos dê a sabedoria para discernirmos o nosso lugar e a nossa missão neste mundo, e que o seu Espírito nos faça reconhecer sempre a presença maior do reino que supera nossa compreensão e tudo o que fazemos.

Atenciosamente,

Pe Francisco Ivan de Souza
Paroco do Santuario de Fatima

Nenhum comentário: