28º Domingo do Tempo Comum

A 1ª leitura descreve a cura do general sírio Naamã e ressalta que a salvação é dom de Deus, oferecido a todas as pessoas. O estrangeiro Naamã expressa a adesão total ao verdadeiro Deus, fonte da vida, colocando-se a seu serviço.

Na 2ª leitura, a entrega de Cristo, que passou pelo caminho da cruz para chegar à glória da ressurreição, fortalece a missão em meio aos sofrimentos por causa do evangelho.

No Evangelho, Jesus, a caminho de Jerusalém, encontra dez leprosos que param a certa distância, pois moravam em lugares afastados e eram considerados impuros . Rompe as barreiras que separavam puros e impuros e ouve o grito de esperança dos que estão à margem da vida: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós! Manifesta o amor compassivo de Deus, que restaura as pessoas para o convívio humano e o culto. A ação salvadora do Mestre proporciona a cura no caminho, a conversão e a adesão plena. Por isso, um leproso, ao perceber que estava curado, volta e glorifica a Deus em alta voz, prostra-se aos pés de Jesus e agradece. Ele, que era desprezado por ser samaritano, reconhece o dom gratuito da salvação revelado em Cristo. Mas a falta de gratidão revela a autossuficiência dos que se julgam merecedores da salvação pela observância da Lei. O samaritano acolhe a palavra de salvação do Enviado do Pai: Levanta-te e vai! Tua fé te salvou.


Revista de Liturgia

Nenhum comentário: