Domingo da Ascensão do Senhor

A 1ª leitura narra a ascensão como coroamento da obra redentora realizada por Jesus e apelo para anunciar a vida nova do Reino. Ungidos com o Espírito Santo, os discípulos testemunharão Cristo e sua mensagem de esperança até os confins da terra.

A 2ª leitura acentua que Deus revelou a grandeza do seu amor na ressurreição e exaltação de Cristo, constituído-o Senhor do universo, cabeça da Igreja, que é o seu corpo.

No Evangelho, Jesus, após ter instruído os discípulos com ensinamentos libertadores ao longo do seu ministério, volta ao Pai glorificado. Os discípulos, iluminados pela fé pascal, compreendem que a promessa da Escritura sobre a paixão, morte e ressurreição de Cristo foi realizada. A conversão torna-se anúncio da vida nova do Ressuscitado, a ser testemunhada em todas as nações, começando por Jerusalém. Nessa cidade santa, onde Jesus entregou a vida, os discípulos serão revestidos com a força do Espírito Santo prometido. Jesus sobe ao céu enaltecido pelo amor extremo até a cruz, mas continua na comunidade dos discípulos, abençoando-os com sua presença viva, ressuscitada. A alegria dos discípulos, diante da manifestação da salvação em Cristo, lembra a dos pastores em adoração ao Verbo que chega à plenitude da sua encarnação com a oferta pascal da própria vida. Lucas termina a narrativa do evangelho com uma ação litúrgica no templo, como havia começado .

Revista de Liturgia

Nenhum comentário: