6º Domingo da Páscoa


Na 1ª leitura, o Espírito conduz as atividades do concílio apostólico de Jerusalém e faz compreender que a fé em Jesus salva. A carta apostólica da liberdade em Cristo refere-se à inculturação da fé, que supera as barreiras ligadas a uma raça.

A 2ª leitura referência às doze tribos de Israel e aos doze apóstolos enfatiza a missão de todo o povo na construção da nova cidade, centrada em Deus e no Cordeiro. A presença vitoriosa de Jesus ressuscitado brilha em todos os que habitam a nova Jerusalém, conduzindo-os à libertação plena.

O evangelho deste domingo pertence aos discursos de despedida e salienta que o Ressuscitado permanece na comunidade através de sua paz e do Espírito Santo. A fé, testemunhada no amor e na fidelidade à Palavra, possibilita viver na comunhão com o Pai e o Filho. A comunhão é assegurada pelo Espírito Santo, o Defensor, que age em quem anuncia a Boa Nova de Jesus, em meio aos desafios e provações. O Espírito Santo é enviado pelo Pai em nome de Jesus, para ensinar e recordar tudo o que ele disse, sendo a memória viva do Mestre. Ele faz compreender que a paz manifestada pelo Ressuscitado é a plenitude das bênçãos da salvação. A promessa do Mestre deve alegrar seus seguidores, pois o Defensor os assistirá em todos os momentos, dando- -lhes a certeza que não ficaram órfãos.

Revista de Liturgia

Nenhum comentário: