Progredir em santidade: essa é a vontade de Deus!


São Paulo está exortando os cristãos de Tessalônica para uma vivência santa firmada e edificada na eleição do Senhor (cf. 1Ts 4,1-12). Ele ama aquela comunidade como um pai ama seus filhos e, na força desse amor, apela aos ensinamentos que ele junto com seus colaboradores ensinaram aqueles cristãos. Elogia a comunidade e afirma que eles já vivem num modo de proceder que agrada a Deus. Mas faz um apelo: “Progridais!”

Não adiantaria todo o ensinamento do apóstolo, todo o tempo gasto e doado em amor a cada um daqueles homens e mulheres, todo proceder agradável a Deus, se em algum momento o ardor se esfriasse e eles se acomodassem no ponto onde chegaram. Pouco a pouco tudo se esvairia e logo eles estariam fora da vontade do Senhor.

Progridais! Essa não é somente a ordem aos tessalonicenses, essa é a ordem do Senhor para cada um de nós hoje. Se a vontade de Deus é a nossa santidade, unido a essa vontade precisa estar o nosso ardor em alcançá-la, de não nos acostumarmos com o ponto onde chegamos, de não perdermos a tensão pela santidade que o próprio Espírito Santo gera em nossas almas.

Já diria uma antiga música: “camarão que dorme a onda leva!”. Por isso, precisamos entregar o nosso coração e a nossa inteligência às exigências da santidade que Deus deseja para nós. Precisamos ser firmes, decididos e lutar a todo o momento. Só assim conseguiremos ser homens que vivam no amor, que lutem por uma vida casta, que amem a verdade e que defendam a fé. Só assim seremos santos!

Contudo, progredir numa vida santa não é somente investir uma vida em “nãos”. Santidade começa com sim! Se a vontade de Deus é que sejamos santos, o primeiro passo da resposta é o meu sim a essa vontade. É o meu sim a Deus, a estar com Ele, a ser amigo Dele. Só assim posso ser santo. Só assim posso manter um coração abrasado, incomodado e sempre desejoso por mais, por coisas maiores, sempre progredindo até chegar ao céu.

Progridais e continueis progredindo cada vez mais em santidade. Essa é a vontade do Senhor. Tudo isso para que um dia, quando nosso Senhor Jesus Cristo voltar em glória, as nossas vidas mostrem o nosso sim ,mostrem que não o rejeitamos, que não desistimos, mas que lutamos até o último momento. Que ponto teremos alcançado? Eu não sei. O importante é que teremos lutado, insistindo e progredindo em santidade até aquele dia. Até o grande dia chegar. E quando Ele chegar, poderemos dizer: “Senhor, valeu a pena!”

Seu irmão,
Renan Félix

Nenhum comentário: