Solenidade de Maria, Mãe de Deus


A 1ª leitura invoca o nome do Senhor, no início de cada versículo, para enfatizar que a eficácia da bênção provém dele, a fonte da vida.

Paulo, na 2ª leitura, lembra que Deus intervém na história humana, na plenitude do tempo, enviando seu Filho para realizar suas promessas.

No Evangelho, os pastores, após terem recebido a Boa Notícia do nascimento de Jesus Cristo, se dirigem às pressas a Belém. Eles encontram o sinal da salvação de Deus na simplicidade de um menino recém-nascido junto com Maria e José. Por isso, quando o viram, contaram as palavras que lhes tinham sido ditas a respeito do menino. Assim, os pastores se tornam anunciadores do Salvador, da luz que resplandece para todos os povos. As suas palavras e o seu testemunho deixam as pessoas admiradas, despertando-as para a fé e o seguimento a Jesus. Maria permanece na escuta da Palavra, meditando-a no seu coração. Os pastores voltam, louvando e glorificando por tudo o que tinham visto e ouvido. O Menino Deus é circuncidado no oitavo dia, como sinal da aliança e da inserção na sociedade.

Revista de Liturgia

Nenhum comentário: