Feliz dia das Crianças! Que sejamos dóceis assim como eles


Hoje, dia 12 de outubro, celebramos Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Mas também, de forma muito especial, comemoramos o Dia das Crianças.

Crianças essas que no ano 2000 visitaram o então papa João Paulo II no Vaticano e ocuparam a praça de São Pedro. Segundo o Santo Padre, “são muitos pequeninos. E daqui não se vê até aonde chegais: provavelmente até ao Tibre!”. (Angelus, Jubileu das Crianças, em 2 de janeiro de 2000).

O Dia das Crianças foi instituído pelo câmara dos deputados no ano de 1920, mas só a ser comemorado de fato a partir da década de 60, quando, por meio de uma estratégia de marketing, algumas fábricas de brinquedos se reuniram para fazer dessa data algo comercial.

Segundo o próprio Evangelho, as crianças são modelo daqueles que sabem acolher a Boa Nova do Reino de Deus em suas vidas (cf. Mc 10, 14-15).

Prova disso é fato que acontece na vida de Jesus quando ele ainda tinha apenas 12 anos e, durante a peregrinação a Jerusalém, permanece no tempo após a partida de seus pais. Depois de três dias, ele é encontro por Maria e José enquanto falava com os doutores da lei, e eles ficam espantados pela sua inteligência e sabedoria. (cf, Lc 2, 47-48).

A Palavra de Deus é viva e atual, por isso, não podemos ter esses sinais como algo apenas do tempo de Jesus, mas sim como uma verdade. E quando Jesus diz: “deixai as crianças virem a mim. Não as impeçais, porque a pessoas assim é que pertence o Reino de Deus” (Mc 10, 14), Ele nos mostra o caminho a trilhar para que sejamos dignos de alcançar a vida eterna.

Por isso, o Dia das Crianças, mais do que uma data comercial, ou um decreto instituído pelo Estado, deve ser um momento de reflexão para que sejamos capazes de enxergar se, de fato, estamos vivendo, assim como o Senhor nos pediu.

Será que mantemos a pureza e a ingenuidade própria das crianças em nossos pensamentos e palavras? Façamos essa experiência no dia de hoje e, olhando para nossas crianças, voltemos nossos olhos para Deus, buscando sempre as coisas do alto.

Para nossas crianças, que sempre foram amadas e tidas um feliz dia das crianças. E que pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, os pequeninos sejam capazes de passar pela porta estreita que nos conduzem ao céu.

Blog da Canção Nova

Nenhum comentário: