Com a Virgem de Fátima, vivemos a Fé nos passos de Jesus


A partir do tema “Com a Virgem de Fátima, vivemos a Fé nos passos de Jesus”, vamos realizar a Festa de Nossa Senhora de Fátima neste mês de Outubro de 2012. Com a certeza de que as aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três Pastorinhos, continuam como chamado profético para todos os fiéis e devotos, os apelos à Oração, Penitência e Conversão são passos pedagógicos que auxiliam no crescimento da fé e compromisso cristão.

Num mundo de muitas crises, muitas informações e muitas opções, a Igreja tem valores a comunicar a todos. É tempo de festa, louvar a Deus e se colocar como filho e filha diante da Mãe do Céu. Assim expressa o Papa Bento XVI em Fátima no dia 13 de maio de 2010:

“Aqui estou como um filho que vem visitar sua Mãe e o faz na companhia de uma multidão de irmãos e irmãs, para apresentar ao vosso Coração Imaculado as alegrias e esperanças e também os problemas e as dores de cada um destes vossos filhos e filhas”.

Estas palavras do Santo Padre têm tudo a ver com a criação de nossa Paroquia – a Paróquia de Fátima, criada em 14 de Setembro de 1955, por ocasião da Festa da Exaltação da Santa Cruz. Assim conclui o Decreto Episcopal: Nossa Senhora de Fátima, titular da nova Paróquia, seja alvo de filial homenagem de todos os paroquianos.

Desde o início esta Paróquia foi abençoada pela experiência de Fé da Virgem Maria. “Ela é, entre todos que acreditam, como um espelho, em que se refletem de maneira mais profunda e mais límpida as maravilhas de Deus” (Redemptoris Mater, 25). “Feliz aquela que acreditou”. Lembramos o Ano da Fé, os vinte anos do Catecismo da Igreja Católica e os cinquenta anos do Concílio Vaticano II. As mensagens de Fátima são dinâmicas para vivenciarmos os desafios do mundo e as urgências na vida da Paróquia-Santuário e de toda Ação como Igreja de Jesus Cristo.

O objetivo geral da Ação Evangelizadora de Igreja no Brasil (2011-2015), continua na estrada da vida dos fiéis e de toda a Comunidade Paroquial: “Evangelizar a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo”.

Com a Virgem de Fátima queremos responder às interpelações do mundo e ás urgências da Igreja para que juntos, como discípulos missionários, sejamos fiéis à Missão para a qual fomos chamados. “Coragem! Levanta-te! Ele te chama! (Mc 10,49). Você, juntamente com sua família, estão convidados a participar conosco deste novenário e, juntos, celebrarmos os 57 anos de existência da Virgem de Fátima. Como diz Jesus: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles (Mt 18,20).

A benção de Deus Pai, Filho e Espirito Santo, desça sobre todos e permaneça para sempre.

Amém

Pe. Francisco Ivan de Souza
Pároco do Santuário de Fátima

Nenhum comentário: