Domingo da profissão de fé de Pedro


Chegando a este ponto do relato de João sobre o pão, entendemos que Jesus não abre mão da sua opção de vida, e isto gera uma profunda crise entre os seus discípulos. Muitos se afastaram diante da exigência da fé. Jesus prefere perder os discípulos a ter que renunciar à missão que o Pai lhe confiou. Não aceita ser um messias segundo a carne, isto é, alguém que impõe o seu governo. Insiste num estilo de vida segundo o Espírito, renunciando a toda ambição e glória humana.

Servir ao Senhor da vida torna-se duro e exigente. São muitas as tentações e hostilidades. Nos deparamos muitas vezes com as nossas próprias impossibilidades: queremos o caminho do Espírito, mas somos atraídos pelo vontade de ir embora. 

Na celebração, peçamos que o Senhor nos ensine a não fugir do conflito e que jamais percamos o encanto pela vida, apesar de todas as dificuldades que possamos encontrar em nosso caminho. Que a nossa resposta a Jesus seja como a de Pedro: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna”.

Revista de Liturgia

Um comentário:

Anônimo disse...

A minha vida toda foi respondendo como Pedro... Há todo segundo fico perguntando: Como devo prosseguir? Por exemplo, já não vou à missa porque vivo convidando os de casa e não vão. Agora, é melhor não insistir e ficar fazendo companhia a eles em casa. Antigamente, ia sozinha para agradecer e oferecer os acontecimentos do nosso dia a dia.
Peço que DEUS ilumine e proteja todos onde quer que estejamos...