17º Domingo do Tempo comum - Domingo da multiplicação dos pães


Eliseu, na 1ª leitura, sacia a fome de muitas pessoas com apenas alguns pãezinhos. Esse fato é associado à fartura do tempo messiânico, realizada em Jesus Cristo.

A 2ª leitura exorta a vivermos a unidade no amor, pois formamos um só corpo, sustentados pela mesma fé e esperança no Deus, Pai de todos.

O relato da multiplicação dos pães, narrado também pelos outros evangelistas, tem a finalidade de suscitar a fé em Jesus que realizava sinais de salvação, sobretudo em favor dos doentes. A alusão à Páscoa, a festa dos judeus, mostra Jesus como o novo cordeiro pascal, que oferece a vida para alimentar a humanidade. A compaixão de Jesus, que vê a grande multidão necessitada ir ao seu encontro, suscita o comprometimento dos discípulos: Onde vamos comprar pão para que eles possam comer? . Jesus leva os discípulos a compreenderem que ele é o grande sinal do Pai, o pão vivo descido dos céus para dar a vida. Os gestos de tomar os pães, dar graças e distribuir são os mesmos que Jesus realizou na última ceia e acentuam que o pão distribuído é sinal de sua vida doada por amor. Com sua ação salvadora, os cinco pães de cevada e os dois peixes multiplicam-se e alimentam a multidão.

Revista de Liturgia

Nenhum comentário: