Quem tem Deus nada teme

Veio ao meu coração a importância da nossa confiança absoluta em Deus, que rege todas as coisas para o nosso bem e que está sempre a nosso favor, como aprendemos com os exemplos dos santos. Monsenhor Brandão diz: “Nosso Senhor nos manda olhar os passarinhos. Olhai os pássaros do céu: não semeiam, não colhem, nem guardam em celeiros, no entanto, o vosso Pai celeste as alimenta” (Mt 6, 26).

Ei-los tão mimosos, a voar descuidados pela amplidão, a cantar, sempre felizes, glorificando o nome do Senhor. Vem a tempestade e derruba-lhes os ninhos. Eles constroem novas moradas em outros galhos e cantam sempre quando a madrugada desperta. A mão de um perverso lhes rouba os filhotes. No dia seguinte, ao romper da aurora, cantam de novo, esquecidos da mágoa que os fez piar na véspera, saudosos, de galho em galho à procura dos filhotes. O frio chega e eles migram para distantes regiões da terra. E cantam no exílio também.

Nossos irmãos, os passarinhos, são mestres de abandono e confiança na Divina Providência. Por isso, Jesus dizia: “Olhai os passarinhos”. A serva de Deus, Madre Tereza dos Anjos, carmelita que, várias vezes, foi exilada por perseguições religiosas e conheceu duras provações com sua comunidade; errante e perseguida pela Bélgica, Suíça e França, disse uma vez: “Recebi do céu uma lição que me fez bem. Expulsei de minha cela uma andorinha, que lá fizera o seu ninho, e a este também destruí. Pois ela voltou, cantou alegremente e desapareceu, voando pelo céu azul. Jesus destruiu todos os ninhos que procurei construir. Tirou-me todos os apoios humanos. E o que farei? Cantarei seus louvores. É minha missão cantar. A Providência nutre os passarinhos! Que eu nunca me queixe de Vossa Providência e saiba cantar nas provações”.

Como nos diz Santo Agostinho: “O Senhor que arrancou vosso pecado e perdoou vossas faltas está disposto a vos proteger e a vos guardar contra os ardis do diabo que vos combate, a fim de que o inimigo, que costuma engendrar a falta, não vos surpreenda. Quem se entrega a Deus, não teme o demônio. ‘Se Deus é por nós, quem será contra nós?’”(Rm 8, 31).

Aprendamos com os passarinhos a depender em tudo dos cuidados de Deus.

Luzia Santiago
Retirado do Blog da Canção Nova

Um comentário:

Anônimo disse...

Estava precisando de algo parecido para refletir... Fico feliz com essa mensagem.
Como tranquiliza o coração quando sentimos nas palavras uma certa segurança no momento exato que necessitamos por as ideias em ordem.
Obrigada meu bom Deus por mais um dia!!