Domingo da tempestade acalmada

A 1ª Leitura nos mostra que por permanecer fiel a Deus, o profeta Elias é perseguido pela Rainha Jezabel e foge para o deserto. Vendo como Deus se manifestou a Elias, recebamos esta Palavra no meio das dificuldades que enfrentamos.

Depois de ter enfatizado que a salvação é para todos. São Paulo, nesta segunda parte da carta aos romanos, diz o que sente em relação ao povo judeu, diz a 2ª Leitura.

O Evangelho nos mostra que, depois da multiplicação dos pães, Jesus deixa seus discípulos atravessarem sozinhos o lago de Genesaré.

O episódio do mar faz a gente se lembrar de uma outra história, contada no livro do Êxodo, quando o povo teve de enfrentar o Mar Vermelho para se livrar dos Egípcios. Também tem relação com o caso de Elias, que enfrentou o deserto para se livrar da perseguição e, nesta fuga, viveu a experiência de ser amparado por Deus.

A boa Notícia deste Evangelho é saber que Deus não age de maneira violenta, mas se confunde com a brisa mansa e a calma o mar.

É a certeza da presença de Jesus no meio da noite e da tempestade: coragem, sou eu, não tenham medo! Deus se revela como aquele que socorre. É o Deus da brisa mansa e não da violência!

Da nossa parte, pede que sejamos pessoas mais gratuitas, que vivem a luta como ação de Deus e não nossa. Isso faz com que busquemos a paz interior e superemos todo o tipo de agitação inútil.

Jesus pede de nós uma fé baseada na confiança e na comunhão com ele. Para isto é preciso exorcizar o medo que nos paralisa.

Nesta celebração, peçamos que o Senhor realize em nós a paz verdadeira fruto da confiança nele.

Façamos a experiência de sermos libertados por Deus e de confessarmos: verdadeiramente, Tu és o Filho de Deus.

Atenciosamente,
Francisco Ivan de Sousa
Pároco do Santuário de Fátima

Um comentário:

Genoveva disse...

Pe.Ivan não dá para explicar as experiências vividas ao ser amparada por "Deus", mas a boa notícia é a certeza da presença de Deus,Jesus e Nossa Senhora que o senhor transmite quer nas celebrações e/ou nos diálogos; não tem noção da segurança, da tranquilidade, da paz e calma interior, como também nuita esperança por dias melhores...
OBRIGADA POR TUDO... Desejo e peço à "TODOS ELES" que aumentem a nossa fé, a nossa confiança e a nossa coragem para que não percamos nunca nossas forças. Continue sempre sendo essa pessoa iluminada.
Um abraço bemm apertado.