4º Domingo da Páscoa

Continuamos a escutar a pregação do Apóstolo Pedro à Comunidade de Jerusalém no dia de Pentecostes. Pedro, na sua carta, continua sua exortação aos novos batizados, apresentando o exemplo de Jesus Cristo.

O Evangelho nos mostra que no tempo do profeta Ezequiel, o povo de Deus, constantemente explorado, aguardava a vinda de um Pastor que se preocuparia plenamente com sua vida. Nesta expectativa, acolhamos o anúncio do Evangelho. Para concluir a meditação – Jesus declara-se o pastor e a porta das ovelhas. São imagens que chamam a nossa atenção para a relação de intimidade que Jesus vive com os discípulos, onde cada um é conhecido pelo nome. Como se dissesse explicitamente: “A prova que eu conheço o Pai e sou por ele conhecido, é que dou a minha vida por minhas ovelhas”. Em outras palavras, este amor que me leva a morrer por minhas ovelhas, mostra o quanto eu amo o Pai.

São Gregório acrescenta: procurem perceber se vocês são suas ovelhas, se conhecem, não só pela fé, mas também pelo amor e pelas ações concretas.

Este domingo do Bom Pastor é um convite de Deus a entrarmos na intimidade de Jesus, a entrarmos por esta porta que conduz a vida, que nos coloca na condição de pertencer ao rebanho, de fazer as coisas que são de acordo com os sentimentos do seu coração, com o seu mandamento...

O dom de sua Páscoa em nós é essa possibilidade de vivermos de acordo com as suas obras... Peçamos insistentemente a graça de uma abertura total, sem medo, entregue à ternura do seu espírito que age em nós...

Atenciosamente,
Pe. Francisco Ivan de Sousa
Pároco do Santuário de Fátima

Um comentário:

Anônimo disse...

Já vivenciei, e é verdade quando o nosso nome é citado em uma determinada ocasião sem menos esperar e ao pensar que nem podia ter sido vista ao chegar... A surpresa é tamanha, o coração transborda de emoção, a felicidade é enorme que contagia o nosso ser, e principalmente, no momento exato em que estamos precisando de algo como confirmação da íntimidade com DEUS.
Foi maravilhoso e gratificante o carinho de como foi dito.
I N E S Q U E C Í V E L.
Pe.Ivan, eu amo ler mensagens e escrever também. ahahaha
Um abraço.