Domingo da Assunção da Virgem Maria

Cantamos as maravilhas que o Senhor fez por nós, porque, fazendo Maria passar da morte à vida, deu-nos o sinal da vitória de toda a humanidade pela ressurreição de Jesus Cristo, nosso Salvador. Celebramos a páscoa de Jesus Cristo que se manifesta em todas as pessoas e grupos que são sinais de uma humanidade nova.

“Grande sinal apareceu no céu: uma mulher que tem o sol por manto, a lua sob os pés, e coroa de doze estrelas na cabeça” (Ap 12,1).

Oração inicial:

Ó Deus, pela ressurreição do teu Filho, Jesus Cristo, alegraste intensamente a Virgem Maria. Deste a ela a graça de participar plenamente da tua glória no céu. Ensina-nos os teus caminhos para chegarmos à plena realização de nossa vocação humana. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

1ª leitura: Apocalipse 11,19; 12,1-6a.10b

O texto que vamos ouvir faz parte do livro do Apocalipse, escrito animar as comunidades cristãs perseguidas em tempos de grande opressão contra os pobres. Vamos acolher o que o Senhor nos revela por meio desta palavra. Faça a leitura na sua Bíblia

Salmo responsorial 45(44):

Na leitura ouvimos que, apesar da perseguição e do sofrimento, Deus mostra seu poder ficando do lado dos mais fracos. Cantamos este salmo, lembrando de Maria que foi coroada de glória e peçamos ao Senhor que nos anime na caminhada para a plena comunhão.

Reze o Salmo:

Cheia de graça a rainha está
À vossa direita, ó Senhor!

À vossa direita se encontra a rainha,
Com veste esplendente de ouro de Ofir.
As filhas de reis vêm ao vosso encontro,
Com veste esplendente de ouro Ofir.

Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:
“Esquecei vosso povo e a casa paterna!
Que o rei se encante com vossa beleza!
Prestai-lhe homenagem é vosso Senhor!”

Entre cantos de festa e com grande alegria,
Ingressam, então, no palácio do rei.

2ª Leitura: 1 Coríntios 15,20-26

No capitulo 15 da 1ª carta aos coríntios temos a mais antiga profissão de fé das comunidades cristãs: Cristo Jesus, morreu e ressuscitou. Vamos acolher, neste testemunho das comunidades, a palavra de Deus para nós.

Aclamação ao evangelho:

Aleluia! Alguém do povo exclama, como é grande ó Senhor quem te gerou e alimentou.
Jesus responde: ó mulher pra mim é feliz quem soube ouvir a voz de Deus e tudo guardou.

Lucas 1, 39-56

Escutando o canto de Maria ao visitar Isabel deixemos que a alegria desta palavra tome conta de nós, e nos ajude a viver no meio das dificuldades da vida.

Para concluir a meditação:

A festa da assunção de Maria nos faz crer que a vocação da humanidade é chegar à plena realização e a vitoria definitiva sobre todas as mortes. É isso o que Maria proclama em seu cântico, continuando os cantares de outras mulheres como Miriam, Judite, Ana... Ela exulta de alegria, porque a salvação se tornou mais próxima que nunca e porque ela será para as gerações futuras o sinal de que Deus cumpre o que promete.

Celebrando a assunção da virgem Maria aos céus, o Senhor renova em nós a sua aliança e nos propõe viver relações novas e profundas que vão passo a passo apontando o sentido de nossa vida e as razões pelas quais batalhamos.

Como Maria, glorificada e adornada de sol, catemos o hino dos redimidos, na esperança de sermos libertados, enfim, do jugo da morte, junto com toda a criação. Que a força do dragão seja vencida pela força do Cristo que venceu a morte.

Retirado da Revista de Liturgia

Nenhum comentário: