Domingo da Sagrada Família de Jesus


A 1ª leitura orienta as relações familiares, lembrando aos filhos o dever de honrar pai e mãe, conforme ensina o quarto mandamento.

A 2ª leitura exorta a revestir-se das virtudes e atitudes essenciais para seguir o caminho da vida nova. Coloca o amor como vínculo da perfeição, pois leva a formar um só corpo em Cristo, solidificado por sua palavra.

O evangelho deste domingo chama a nossa atenção para a relação de Jesus com o Pai, sinalizando que sua missão ultrapassa os limites da família a que pertence. Aos 12 anos, tendo atingido a maturidade ele vai em peregrinação a Jerusalém. Após o término da festa, permanece em Jerusalém e os pais voltam para procurá-lo. Depois de três dias, o encontram no templo, sentado entre os mestres da Lei, participando ativamente do ensinamento. As pessoas ficavam maravilhadas com a sabedoria de Jesus. Ao vê- -lo, Maria disse: Filho, por que agiste assim conosco? A resposta de Jesus é um anúncio de sua identidade: Por que me procuravam? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?. O Filho está envolvido com as coisas do Pai, pois foi enviado para realizar a sua vontade. Jesus desce com os pais para Nazaré e era obediente a eles. Maria guardava todas estas coisas no coração. Como discípula, ela conserva os acontecimentos para compreender a missão do Filho. Jesus ia crescendo em sabedoria, idade e graça diante de Deus e dos homens, seguindo as etapas normais do crescimento humano.

Revista de Liturgia

Nenhum comentário: