4º domingo do Advento - Domingo da mulher grávida


A 1ª leitura mostra que a promessa de salvação vem da pequena Belém, através de um novo rei messiânico. Ele apascentará com a força de Deus e estabelecerá o seu reinado até os confins da terra. Ele mesmo será a paz. Essa profecia de Miquéias se realiza plenamente no nascimento de Jesus.

A 2ª leitura destaca que Jesus realiza o sentido do salmo 40, entregando toda a existência, segundo a vontade do Pai, pela salvação e santificação da humanidade.

No Evangelho, Maria dirige-se apressadamente à região montanhosa da Judeia para visitar e servir Isabel. O encontro das duas mães agraciadas por Deus coincide com o encontro do precursor e Jesus. João, chamado por Deus desde o ventre materno, como os antigos profetas, exulta de alegria diante do Salvador. A alegria do precursor sinaliza o cumprimento da promessa de Deus em Jesus, o Messias. A força do Espírito capacita Isabel a bendizer o Senhor, com palavras que recordam a libertação do povo: Bendita és tu entre as mulheres e Bendito é o fruto do teu ventre. Maria é bendita entre todas as mulheres, porque carrega dentro de si o Filho de Deus. Ela se torna como a arca da aliança, portadora da presença do Senhor para o povo. Maria é bem-aventurada, porque crê e acolhe a vontade de Deus: Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido. Ela é feliz porque acredita na força eficaz da Palavra e coloca-se nas mãos do Senhor como serva fiel.

Revista de Liturgia

Nenhum comentário: