2º domingo do Advento - Domingo de João Batista


Na 1ª leitura, Jerusalém, iluminada pela luz do Senhor, veste o manto da justiça e recebe um nome novo: Paz da justiça e glória da piedade. Com a esperança do segundo Isaías, Baruc descreve a nova estrada no deserto, transformada pelo Senhor, que guia para um novo êxodo com sua justiça e misericórdia.

Paulo, na 2ª leitura, eleva a ação de graças a Deus pela participação dos filipenses no anúncio do evangelho. Com a ternura de Cristo Jesus, ele suplica que o amor cresça sempre mais, em todo conhecimento e experiência, para discernir o que é melhor.

No evangelho, João Batista é chamado a preparar o caminho do Senhor, num tempo histórico bem determinado. O seu chamado recorda o do profeta Jeremias. Como profeta de Deus e precursor do Messias, João começa seu ministério no deserto e inaugura o novo êxodo anunciando o cumprimento das promessas em Jesus. Ele percorre a região do Jordão e sua palavra profética convida à conversão. O seu batismo expressa a disposição interior de trilhar o caminho novo da salvação. Sua missão prepara o povo para acolher o Reino de Deus, revelado plenamente em Jesus. Lembrando a mensagem profética do segundo Isaías, que havia sustentado a esperança dos exilados, João é a voz que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. Trata-se de uma mudança radical para acolher o dom gratuito da salvação, oferecido a todas as pessoas em Cristo.

Revista de Liturgia

Nenhum comentário: