3º domingo do Advento – Domingo da alegria


Sofonias, na 1ª leitura, convida à alegria e ao júbilo, pois o Senhor manifestou a salvação. A sentença foi revogada e foram afastados os que causaram destruição e exílio.

A 2ª leitura exorta a testemunhar o evangelho com alegria e bondade, pois o Senhor está próximo. É necessário confiar no Senhor em oração, súplica e ação de graças.

No Evangelho, as pessoas que estão à margem acolhem a palavra de Deus anunciada por João. Que devemos fazer? - perguntam as multidões, os publicanos e os soldados. João, seguindo a tradição dos profetas antigos, mostra que a conversão consiste em praticar a justiça e a fraternidade. A atuação de João faz renascer a expectativa da vinda do Messias. Mas João é o precursor e se considera inferior ao escravo mais humilde, encarregado de desatar as correias das sandálias. O batismo de João simboliza a conversão e prepara para receber o definitivo em Jesus. Como Messias, Jesus batizará no Espírito Santo e no fogo, realizando as promessas de salvação. A imagem da pá, separando os grãos de trigo da palha, acentua o sentido radical do anúncio profético. Jesus traz a Boa Nova da salvação, transformando as situações que impedem o crescimento do Reino. Sua presença libertadora proporciona alegria e paz, sobretudo às pessoas marginalizadas.

Revista de Liturgia

Nenhum comentário: