Domingo da Cura do Paralítico

Eu sou o que cancela tuas maldades e já não me lembro dos teus pecados. Apesar das infidelidades do povo, o profeta mostra que Deus oferece sua misericórdia e seu perdão gratuito. Eis que farei coisas novas, e que já estão surgindo. Pois abrirei uma estrada no deserto e farei correr rios na terra seca, nos mostra a 1ª Leitura.

Na 2ª Leitura, São Paulo ressalta que Jesus é o sim do Pai, pois nele realizam-se todas as promessas de Deus. Como Paulo somos ungidos por Deus e fortalecidos pelo Espírito Santo para sermos anunciadores da mensagem de Jesus. É Deus que nos confirma, a nós e a vós, em nossa adesão a Cristo, como também é Deus que nos ungiu.

O Evangelho de hoje apresenta a cura do paralítico, ressaltando a salvação integral de Deus oferecida através de Jesus.

Depois de anunciar a mensagem da salvação em outros povoados, Jesus volta a Cafarnaum e novamente aparece acompanhado de muita gente necessitada.

A atitude dos companheiros do paralítico é a expressão de solidariedade e de fé em Jesus. Vendo essa manifestação de fé, Jesus se dirige ao paralítico com o amor de Pai: filho, os teus pecados são perdoados.

Jesus rejeita a mentalidade dos que associavam as doenças ao castigo por causa dos pecados. Os escribas se escandalizavam com o fato de Jesus perdoar os pecados, pois o perdão é concedido exclusivamente por Deus.

Marcos destaca que Deus perdoa os pecados através de Jesus. Perdoando os pecados, Jesus revela sua verdadeira identidade de Filho de Deus, oferecendo a salvação integral: levanta-te, tomo teu leito e vai para tua casa.

A multidão louva a Deus, pois Ele perdoa e cura por meio de Jesus. O perdão e a cura são sinais da salvação plena oferecida por Deus a toda humanidade.

A finalidade desses sinais é despertar a fé e a confiança em Jesus, presença do amor e compaixão de Deus que a realiza a salvação plena do ser humano.

Atenciosamente,
Pe. Francisco Ivan de Souza
Pároco do Santuário de Fátima

Nenhum comentário: