1º DOMINGO DA QUARESMA - Domingo do deserto de Jesus

A celebração deste domingo nos ajuda a prosseguir o caminho quaresmal iniciado na quarta-feira de cinzas. Com Jesus, somos conduzidos pelo Espírito ao deserto para retomar o caminho da fidelidade a Deus, vencendo todo tipo de tentação.

Na 1ª Leitura, Deus, mediante a salvação realizada com Noé e sua família, renova a criação e sela a aliança com todo o ser humano e com o cosmos, cujo centro é a vida.

Na 2ª leitura, Jesus oferece a vida nova da graça através de sua morte e ressurreição, da qual participamos pelo batismo. Professando a fé em Cristo que sofreu a morte na sua existência humana, ressuscitou e foi exaltado à direita de Deus, começamos a fazer parte de uma nova humanidade.

O Evangelho ressalta que Jesus, pleno do espírito, vence as provações e manifesta o caminho da salvação à humanidade. O deserto é especialmente lugar de oração e encontro com Deus.

Durante 40 anos, em meio a sofrimento e provações o povo experimentou a presença de Deus (Dt 8,2-5). “Quarenta” é um número simbólico e evoca também a experiência de Deus vivida por Moisés (Ex 34,28) e Elias (1Rs 19,8).

Satanás representa os que se opõem a Deus e ao estabelecimento do seu reino. As tentações simbolizam as provações que Jesus teve que enfrentar ao longo da vida para se manter fiel à missão confiada por Deus.

Jesus enfrentará a hostilidade, rejeições, mas terá colaboradores dedicados ao serviço do reino.

A vida de Jesus será uma luta constante de superação até a vitória definitiva na Cruz através da ressurreição. Fortalecido pelo espírito de DEUS, Jesus supera vitorioso as provações, as formas de maldade e inicia seu ministério na Galileia.

Após a morte e ressurreição de Jesus, os discípulos continuarão a missão na Galileia. E Jesus proclama o Evangelho através de palavras e ações, pois ele é o Cristo, filho de Deus.

A mensagem de Jesus propõe mudança de atitudes, compromisso com o projeto de Deus. Por isso continua a orientação: Convertei-vos e crede na Boa Nova.

É necessário voltar-se para o caminho do Senhor, confiando e praticando suas palavras.

Portanto somos chamados a seguir o caminho em direção à Páscoa, mediante a conversão contínua e a fé em Jesus, a boa notícia do Reino de Deus. Confiemos na presença do Espírito, que conduz e fortalece nossa cainhada quaresmal.

Atenciosamente,
Pe. Francisco Ivan de Souza
Pároco do Santuário de Fátima

Nenhum comentário: