Domingo do Testemunho de João Batista

Na 1ª Leitura, Samuel é um personagem chave na História do povo do Antigo Testamento. Viveu e desempenhou um papel de liderança na transição entre a época dos juizes e a época dos reis. Ele soube fazer a ligação entre a religião popular praticada nos santuários do interior, e a religião do Templo. Samuel exerceu esse serviço como resposta ao chamado do Senhor, que exigiu dele muita escuta e discernimento: Samuel, Samuel, ele respondeu aqui estou..

A 2ª Leitura nos mostra que a Comunidade cristã fundada por São Paulo, era formada de pessoas simples e de modestas condições. Paulo escreve sua primeira carta aos coríntios no momento em que a comunidade estava vivendo uma fase difícil marcada por divisões escândalos: Irmãos o Corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor.

O Evangelhista João vem nos mostrar que a vocação dos primeiros discípulos nasce de uma pergunta de Jesus: o que vocês estão procurando? E os discípulos respondem com outra pergunta: Mestre onde moras? A resposta de Jesus a essa procura exige um novo movimento: “Vinde e Vede”.

A experiência dos primeiros discípulos nos ensina que só há jeito de encontrar o que buscamos na vida: sair de nossa posição e nos colocar no caminho da fé, aceitando o desafio de entrar na intimidade daquele que nos chama a permanecer com Ele.

Jesus perguntou: o que estais procurando?

Se Jesus me perguntasse: e você, o que procura? Será que eu, você, nós, saberíamos de verdade, o que estamos procurando? Vale a pena meditar um pouco sobre esta pergunta.

Conclusão: A nossa Oração hoje, deve ser para todos aqueles que estão à procura do Senhor. Que as minhas atitudes não sejam um empecilho para os outros encontrarem o Senhor da vida.

Atenciosamente,
Pe. Francisco Ivan de Souza
Pároco do Santuário de Fátima

Um comentário:

Anônimo disse...

Sempre que venho aqui, faço uma leitura geral em todas ainda não lidas. Elas fazem chegar a cada um de forma bem pessoal, são muito importantes para uma boa reflexão à nossa tranquilidade... O que estou procurando? Eu nem sei se procurar é a palavra que devo empregar, mas desde pequena sempre gostei de estar próximo(visitar) a Nossa Senhora nem que fosse para ficar um tempão só olhando para ela. Retornando para casa me sentia super leve, outra pessoa, com coragem para tudo. Hoje, rezo muito pedindo a DEUS e a ELA para ter forças e atitudes que não sejam um empecilho para outros encontrarem o Senhor da vida.
Obrigada por palavras confortantes.
Que Deus abençoe, Pe Ivan.