Domingo de Jesus em Cafarnaum

A 1ª Leitura nos mostra que a idéia central do livro do Deuteronômio é a posse da terra como resultado da fidelidade à aliança. O povo sabe: para permanecer na fidelidade ao projeto do Êxodo é preciso de profetas, como Moisés, que seja capaz de discernir em que consiste este projeto. Esse é o critério para distinguir entre o verdadeiro e o falso profeta.

Na 2ª Leitura, para os primeiros cristãos o fim dos tempos estava próximo. É neste contexto que Paulo escreve à comunidade dando alguns conselhos referentes ao casamento e a vida consagrada ao Senhor.

O Evangelho vem nos mostrar que em Cafarnaum, Jesus participa do culto do sábado, na Sinagoga e faz uma cura. O povo reconhece nele, alguém que fala com autoridade. Jesus se coloca na linha de Moisés e dos grandes líderes que libertaram o povo da escravidão, dos trabalhos forçados, da sede e da fome, das estruturas injustas e da religião alienadora. Ele é um profeta que ensina e age com autoridade.

O Pai nos convida a acolhermos em nossa vida essa palavra que hoje é para nós. É uma palavra que nos interpela a agir. O Senhor liberta-nos das forças da morte, cura-nos de nossas doenças e nos convida a continuar o seu ensino e a sua atividade.

Nesta celebração peçamos que o Espírito de Jesus nos confirme em sua Palavra. Que Ele livre cada uma pessoa e toda a nossa igreja do domínio do mal e da morte. Que Ele desenvolva para nós a vida e a liberdade. Que Ele nos fortaleça para que nenhuma força seja mais forte que o seu amor em nós. Para que o nosso falar e o nosso agir seja com autoridade.

Atenciosamente,
Pe. Francisco Ivan de Souza
Pároco do Santuário de Fátima

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu assisti a missa ontem pela internet, e agora estou dando uma lida, novamente, nas leituras e ao refletir cada passagem e lembrando da tua fala Pe. Ivan, vejo como são de grande valia para o nosso viver.
Bom curso e uma viagem bem tranquila.
Que Deus ilumine e proteja todos os sacerdotes.
Rezo sempre por vocês.