Domingo da Santa Mãe de Deus, Maria

A 1ª Leitura, retirada do Livro dos Números fala da caminhada do povo para a terra livre, promessa de Deus. Lembra que o deserto foi um tempo de educação e amadurecimento do caminho da fé.

Nessa trajetória, a bênção do Senhor é fundamental. O texto que temos hoje é uma antiga bênção conhecida pelo povo. Com ela se encerrava as ações litúrgicas do Templo de Jerusalém.

Entre essas celebrações a do ano novo era a mais importante. Também as reuniões semanais da Sinagoga terminavam com essa bênção, que atualizava para a assembleia a aliança de Deus.

Na 2ª Leitura, a comunidade dos Gálatas estava vivendo uma situação de confusão criada por alguns judeus-cristãos. Estes queriam que os cristãos convertidos a Cristo, observassem as leis do judaísmo. Paulo escreveu esclarecendo que o Evangelho nada tem a vê com qualquer tipo de espiritualidade legalista. E lembra que os cristãos, sejam eles convertidos do paganismo ou do judaísmo, participam pelo mesmo espírito da plenitude dos tempos inaugurada por Jesus.

No Evangelho, o relato que vimos põe em evidência a reação das pessoas diante da revelação de Deus em Jesus e a mudança que decorre desse encontro. É a nós que o Senhor se revela neste momento.

A solenidade de Maria Mãe de Deus que hoje celebramos, proclama que Maria, é mãe de Deus e mãe da humanidade. O título mãe de Deus foi conferido pelo Concílio de Éfeso no ano 431 d.C. O evangelho ressalta sua atitude: conservava todas essas palavras, meditando-as no seu coração.

Maria está ajoelhada diante do presépio do Filho de Deus. Maria nem tudo compreende a respeito dos acontecimentos que invadiram sua vida, mas ela guarda e medita tudo em seu coração.

Também nós estamos ao redor do presépio do menino Deus, embora incapazes de compreender o mistério da gruta de Belém.

Maria examina os fatos e medita sobre eles a fim de descobrir o caminho de Deus. Essa atitude revela que a paz, desejo de toda a humanidade, brota de um coração que reflete sobre a vontade que vem de Deus.

À semelhança de Maria, guardamos tudo no coração. Nós também fazemos parte dessa história. Em Jesus recebemos um nome que nos faz viver em santidade e justiça. Lembramos as figuras importantes do novo testamento neste tempo natalino: Maria, João Batista, Ana, Isabel, Zacarias e todas as pessoas que esperavam e foram salvos da morte a partir da vinda do Messias.

Que a meta e o objetivo deste novo ano de 2012 sejam que a paz consiga vencer o ódio e o egoísmo, que o amor de Cristo nos sustente e a proteção da virgem Maria nos dê segurança. Todos os nossos dias em 2012 devem adquirir um sentido novo sob o sinal desse nome bendito: Jesus é o Senhor da Paz. Ele vem em missão de paz.

Atenciosamente,
Pe. Francisco Ivan de Souza
Paroco do Santuario de Fatima

Nenhum comentário: