Domingo da Ascenção do Senhor

Na leitura dos Atos, Jesus exaltado enquanto os discípulos olhavam para o céu, indica o Reino de Deus já presente, em seus gestos de misericórdia, em sua atividade messiânica (9,2; 11,20; 17,21; At 1,3).

O salmo celebra, com aclamações e ao som da trombeta, a vitória de Deus em todo o universo.

Na leitura aos Efésios, o Pai ressuscitou Jesus dentre os mortos e o fez sentar-se à sua direita na glória. O espírito de sabedoria e revelação conduz ao conhecimento de Deus, ao seu agir que leva à adesão de sua vontade.

O relato da ascensão de Jesus é anúncio para a efusão do Espírito Santo e a missão da Igreja, realçados nos Atos dos Apóstolos que completam a obra de Lucas. Os discípulos, iluminados pelas Escrituras, compreenderão o plano de Deus, realizado em Jesus: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos no terceiro dia e, em seu nome, será anunciada a conversão para o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém (9,22; 18,33; 24,7.46-48). O lugar onde termina o ministério de Jesus marca o início da missão da Igreja, iluminada pelo Ressuscitado. O Espírito, anunciado pelos profetas (Is 44,3; Ez 36,26; Jl 3,1-2), faz dos discípulos testemunhas da vida nova de Cristo Senhor. Em Betânia, aproximadamente a três quilômetros de Jerusalém, local da entrada messiânica de Jesus (19,28-44), ocorre sua exaltação final. A grande alegria pelo nascimento do Salvador (2,10) alcança plenitude na exaltação. No Templo, onde começa e termina o evangelho (1,5-23; 24,53), os discípulos louvam a Deus pelas maravilhas realizadas em Jesus para a nossa salvação.

Como seguidores/as de Jesus, nossa missão é animada pela bênção com a qual Jesus curava os doentes, perdoava os pecadores, acolhia os pequenos. A ação do Espírito Santo nos faz experimentar sua presença na palavra, na oração, na eucaristia, nos gestos de bondade e acolhimento.

Na eucaristia deste domingo damos graças ao Pai, por Jesus que se fez um de nós e é cabeça de sua Igreja, e porque somos chamados a continuar sua obra de salvação no mundo. Adoramos o Senhor e, na alegria pascal, esperamos o Espírito de Pentecostes.

Revista de Liturgia

Nenhum comentário: