Missa de Ano Novo - Maria, Mãe de Deus e Senhora da Paz!

Na 1ª Leitura, o texto de hoje é uma antiga bênção conhecida pelo povo hebreu. Com ela se encerravam as ações litúrgicas do Templo de Jerusalém. Entre essas celebrações, a do ano novo. Esta era a mais importante. Também as reuniões da Sinagoga terminavam com essa bênção, que atualizava para a assembléia a Aliança de Deus e invocava o dom da paz. A Bênção ao Ano Novo era a invocação por três vezes do nome de Jahweh, como atualização da Aliança, com suas promessas e exigências.

Na 2.ª Leitura, Paulo declara com força para comunidade dos Gálatas, tentados a permanecerem nos costumes judaicos, que só a fé em Cristo nos torna participantes da bênção prometida a Abraão e nos dá a dignidade de Filhos de Deus.

Ele apóia sua afirmação no argumento seguinte: já não somos escravos, mas Filho. E se somos Filhos, também somos herdeiros. Tudo isso por graça de Deus. Paulo diz que somos Filhos(as) e herdeiros(as) de Deus, não mais escravos, podendo clamar como Jesus: ABBA!

O Evangelho de hoje é a continuação do Evangelho da Vigília do Natal. Quando Jesus, o filho de Maria, completou 8 dias de nascido, foi levado ao templo para ser circuncidado, conforme o costume do seu povo. E recebeu o nome de Jesus. O nome é a identidade da gente, para muitas pessoas o nome constitui um programa de vida.

No caso de Jesus, o nome que Ele recebeu tem o significado da sua missão: Deus Salva.

Jesus vem justamente para realizar a promessa de salvação da parte de Deus. Ele vem em MISSÃO DE PAZ trazendo a bandeira da paz, contra todo tipo de guerra, violência, maldade, dor, sofrimento. Por isso, o primeiro dia do ano, recordando o oitavo dia do nascimento de Jesus, Filho de Maria, nós invocamos o dom da paz. Que seja possível a superação dos conflitos entre as nações e entre as pessoas. E que o Senhor nós dê a graça de sermos aliados fiéis na luta pela justiça e pela paz em todos os níveis da convivência humana. Maria é o exemplo da comunidade cristã que aceita a boa nova. Ela é o modelo de quem acredita na vida vencendo a morte e a escravidão, destruindo o medo e as inseguranças.

Dizer Feliz Ano Novo é abrir perspectivas novas em todas as dimensões da vida social, política, religiosa, econômica, espiritual e ética.

Qual será a nossa contribuição?

Não vamos esperar que o ano de 2011 seja bom. Vamos construir.

Feliz Ano Novo!!!
Pe. Francisco Ivan de Souza
Pároco do Santuário de Fátima







Nenhum comentário: